A Unidade de Faro do CHAlgarve recebeu no passado dia 6 de dezembro pelas 18h25, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
Inserida na Peregrinação à Diocese do Algarve, esta passagem pela unidade de saúde algarvia integrou-se no roteiro das atividades do Centenário das Aparições de Fátima, tendo sido dinamizada e operacionalida pelo Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa.
A descrição deste evento religioso fica a cargo do Diácono Rogério Egídio, sendo ilustrado com fotografias gentilmente cedidas pelo Jornal Folha de Domingo:
"Inserida na Peregrinação à Diocese do Algarve, chegou ao Centro Hospitalar do Algarve - Unidade de Faro, a Imagem Peregrina de Nª Senhora de Fátima, vinda da Paróquia da Conceição de Faro. Eram 18h25 de domingo 6 de Dezembro.
Estavam, para recebê-La, 35 doentes de várias especialidades e Serviços. Foram transportados pelas Voluntárias do Serviço Social do Hospital, e pelos Jovens das Paróquias do Montenegro e Quelfes, para uma tenda colocada no parque de estacionamento da Urgência Pediátrica.
A receber a Nossa Senhora de Fátima, estava também a Equipa do Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa, P. Luís Gonzaga Nunes, capelão e o assistente espiritual Diác. Rogério Egídio, muitos profissionais de saúde e povo anónimo. Com a ajuda preciosa do coro, o P. Luís Gonzaga Nunes, louvou Maria com o cântico «Bendizemos o teu nome» e em seguida recitaram-se três Ave-Marias, seguida de um cântico de adeus «coração virginal de Maria».
O Adeus foi impressionante e emotivo, de intensa espiritualidade, com muitos lenços brancos a acenar, por parte dos doentes, profissionais de saúde e do povo. No final, multiplicavam-se as expressões de satisfação e agradecimento pela experiência vivida, quer da parte de quem participou quer da parte de quem desencadeou os necessários dinamismos.
Manifestamos o nosso agradecimento em particular ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, que autorizou a visita, e em particular à sua vogal, Dr.ª Graça Pereira que esteve presente.
Agradecemos também à empresa CR 20 de Olhão, que disponibilizou a tenda, as cadeiras, luzes, passadeiras e todo o trabalho de montagem. De igual modo agradecemos a disponibilidade das Voluntárias e dos Jovens, que assim quiseram prestar um serviço aos irmãos enfermos."
Por: CHAlgarve
Fotos: Folha do Domingo