O Município de Lagos foi recentemente distinguido com o 1º prémio no «II Concurso Práticas Sustentáveis», na categoria Folheto, promovido pela ABAE. Para além deste prémio Lagos ainda ganhou uma menção honrosa no «Concurso Código de Conduta» e um Certificado Internacional de 10 anos consecutivos de Bandeira Azul na Praia da D. Ana.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) distinguiu o Município de Lagos na segunda edição do Concurso Práticas Sustentáveis, iniciativa promovida por esta entidade. Lagos ficou classificado em 1º lugar na categoria Folheto (recorde-se que o ano passado Lagos já tinha sido reconhecido com o 2º lugar nesta mesma categoria) e teve direito a uma menção honrosa no Concurso Código de Conduta. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul, que teve lugar em Setúbal no final do passado mês de novembro.
Este concurso pretende premiar e dar visibilidade às boas práticas ambientais implementadas por Municípios, Concessionários de Praia e Marinas, e outras entidades que de alguma forma estão relacionados com a gestão e manutenção de zonas balneares e náutica, que contribuem para a Sustentabilidade, com inovação, na resolução de problemas ambientais.
Para além destas duas distinções, e também no decorrer do seminário, o Município de Lagos recebeu um Certificado Internacional dos 10 anos de participação consecutiva no Programa Bandeira Azul, concretamente referente à Praia da D. Ana.
Recorde-se que as praias do destino turístico «Lagos dos Descobrimentos» contam, nos últimos anos, com diversos galardões e prémios que atestam a qualidade das suas águas balneares, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e sensibilização ambiental realizadas. São disso exemplo, os Galardões Ambientais “Bandeira Azul” e “Bandeira Praia Acessível – Praia Para Todos”, os prémios já alcançados nos concursos respeitantes às Atividades de Educação Ambiental levadas a efeito pela autarquia ou o Galardão ECO XXI, um projeto que premeia as boas práticas para a sustentabilidade.
A candidatura e participação nestes projetos, demonstra uma clara intenção por parte do Município em garantir a implementação de medidas, ações e políticas, que garantam a certificação de “Lagos dos Descobrimentos” como destino turístico de excelência em termos da sua sustentabilidade e da qualidade ambiental, condições essenciais para a sua afirmação nacional e internacional.
Por: CM Lagos