Assim, no primeiro dia das comemorações, pelas 21h00, a imagem da Santa Protetora sai em procissão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição até à Igreja de São Pedro do Mar.
Na terça-feira, a cidade acorda com uma alvorada. Pelas 14h00, é celebrada uma Eucaristia na Igreja de S. Pedro do Mar e, pelas 15h00, tem início a procissão solene com a imagem de Nossa Senhora da Conceição em direção ao mar (Porto de Abrigo) e saudação à Nossa Senhora.
O ponto alto desta festa é a viagem de barco da Padroeira, acompanhada pela crença de muitos fiéis que aqui se deslocam, especialmente pelos pescadores que com as suas embarcações demonstram toda a devoção e afeto pela sua Protetora.
À bênção do mar e das embarcações segue-se o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A imagem pequena do Porto de Abrigo regressa à sua capelinha
A partir das 20h00, realiza-se a venda de ramos e leilão de ofertas. A Festa encerra com um espetáculo de variedade com José Manuel Pasadinhas e Rita Melo.