Dia da Cidade dá voz aos imigrantes que fizeram de Portimão a sua casa

12:44 - 03/12/2015 PORTIMÃO
Comemorações convidam a viver Portimão e a conhecer o «novo» Pavilhão Gimnodesportivo

No dia 11 de dezembro Portimão assinala o 91º aniversário da elevação a cidade, que este ano se assume como uma ocasião por excelência para sentir novas vivências e dar voz àqueles que vieram de outras paragens e fizeram de Portimão a sua casa.

O programa de atividades que, entre o dia 4 e o dia 12 de dezembro assinalará a efeméride, pretende celebrar Portimão na sua diversidade cultural e capacidade de acolher não só quem chega de novo, mas também as novas gerações de atletas, músicos, escritores e artistas que engradecem a cidade com os seus talentos e feitos.

Imigrantes oriundos de Angola, Brasil, Irão, Rússia e China, atualmente residentes em Portimão foram convidados a participar ativamente na Sessão Solene do Dia da Cidade, agendada para as 11h00 de 11 de dezembro, partilhando nesta ocasião, as suas experiências de vida e a forma como se integraram na sociedade portimonense.

“Migrações e Desenvolvimento- uma perspetiva local” será tema para um debate agendado para o dia 5 de dezembro, pelas 15h30 no auditório do Museu de Portimão que contará com a participação de personalidades locais com diferentes perspetivas sobre a temática da migração, nomeadamente: Mostafa Zefri (Professor Doutor, Universidade do ISMAT); Padre Frederico Lemos (Jesuíta); Luís Sérgio Miranda

(Comandante da Esquadra de Investigação Criminal, Subcomissário); Arnaldo Moreira (Inspetor Coordenador do SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras); Ludmila Moghilevscaia (C.A.P.E.L.A. Centro de Apoio à População Emigrante de leste e Amigos); Jorge Mutombene (All Mozmabi- Associação Cultural e Recreativa de Mocambicanos e amigos de Moçambique); Hélder Gonçalves (Professor Coordenador do Projeto “Português para Todos” da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes). A moderação deste debate estará a cargo de Pedro Cantinho Pereira (Professor Doutor ISMAT) e terão ainda lugar momentos culturais com a participação de Jaír Baptista (Música brasileira) e da Associação de Capoeira do Distrito de Faro- Grupo Revolução.

Ainda no âmbito da temática das migrações, no dia 6 de dezembro, pelas 18h00 é lançado o convite para o visionamento do filme “Mediterranea” que aborda o tema atual e polémico da travessia do Mediterrâneo pelos imigrantes em busca de segurança e de liberdade, com entrada gratuita, nos Cinemas de Portimão- Algarcine. Este é o primeiro filme do jovem realizador Jonas Carpignano, finalista do Prémio Lux atribuído pelo Parlamento Europeu para promover o cinema.

Por ocasião das Comemorações do Dia da Cidade, no dia 8 de dezembro o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão abre as suas portas, em ambiente de festa e espírito desportivo, para homenagear os campeões portimonenses que se destacaram ao longo da última época em inúmeras modalidades, na tradicional Gala do Desporto com início marcado para as 17h00. Recorde-se que este equipamento municipal construído em 1983 foi objeto de um processo de profunda requalificação, com início em 2010 e que, após 4 anos de obra parada, foi em 2015 retomada.

Com abertura prevista para o início de 2016, após instalação dos equipamentos necessários à prática desportiva cujo processo de aquisição se encontra em curso, este “novo” pavilhão permitirá voltar a trazer para o centro da cidade uma forte dinâmica desportiva, num edifício mais amplo, moderno e amigo do ambiente.

 

Por CM Portimão