A percentagem de portugueses que tencionam aumentar as suas despesas (34%) é ligeiramente superior à dos que preveem aumentar as suas economias (32%).
O cenário alterou-se apenas de forma ligeira face ao ano passado, altura em que intenções de poupança e de despesas estavam ao mesmo nível, nos 35%. Fazendo o balanço, constata-se que o saldo entre poupanças e despesas está em solo negativo (-2%). Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que revela ainda que lazer/viagens é a categoria de consumo com maior intenção de compra.
De uma forma geral, as intenções de consumo cresceram em praticamente todas as categorias de consumo. Lazer/viagens lidera a lista de compras para os próximos meses com 15% dos portugueses a revelarem ter intenção de fazer gastos nesta categoria. Seguem-se os smartphones (11%), tablets (8%), eletrodomésticos (6%) e computador pessoal (6%). Ao contrário das restantes faixas etárias, onde viagens/lazer é a categoria dominante, no caso dos indivíduos mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, são os smartphones que lideram as intenções de compra (25%).
Voltando às intenções de consumo e poupança, verifica-se que os consumidores entre os 25 e os 34 anos são aqueles que mais revelam intenções de aumentar as suas economias (37%). Também é nesta faixa etária onde encontramos os consumidores que mais preveem aumentar os gastos (42%).
Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.
Por MultiCom