A corveta Baptista de Andrade esteve empenhada, durante o dia de ontem e esta madrugada, numa operação de evacuação médica de um tripulante de 26 anos e de nacionalidade espanhola, que se encontrava a bordo da embarcação de pesca «Nuevo Punta Negra», que navegava a cerca de 180 milhas a Oeste do Cabo de São Vicente.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenou esta operação.
O tripulante teve um episódio de rectorragia, pelas cinco da manhã. Após ser avaliada a situação pelo CODU-Mar, considerou-se haver necessidade de evacuação médica. Para o efeito foi empenhada a corveta Baptista de Andrade, que navegou ao encontro da embarcação de pesca, tendo efetuado o resgate pelas 18h45, a 120 milhas a oeste de Sines.
A corveta da Marinha Portuguesa atracou, pelas 03h15, no Porto de Setúbal, onde se encontrava uma ambulância do INEM que encaminhou o tripulante para o hospital de S. Bernardo, em situação estável.
Por: Marinha Portuguesa