«SERÃO COM AS GENTES DE ALTE» ABORDA VIDA DE JOSÉ PEREIRA

17:56 - 10/11/2015 LOULÉ
No próximo sábado, 14 de novembro, pelas 21H00, O Pólo Museológico de Alte recebe mais uma sessão da iniciativa «Serão com as gentes de Alte», que desta vez irá recordar José Pereira, considerado como o inventor de um dos mais marcantes passos do corridinho.

José Joaquim dos Reis Pereira nasceu a 13 de novembro de 1930. Filho de Armando Pereira e de Gertrudes dos Reis, era natural de Alte, onde residia.

Homem popular na sua terra, alegre e bem disposto, fez de tudo um pouco: foi tocador de pífaro, tinha extraordinária habilidade para engraçados trabalhos de circo, por vezes cantava e tocava bateria juntamente com os acordeonistas no Restaurante da Fonte Grande, foi Sacristão, pintor e caiador, vendia e arranjava rádios e televisões, animou muitos casamentos e bailes, foi distribuidor de correio, proprietário de um café, jogou futebol e foi funcionário da Câmara Municipal de Loulé, estando encarregado de cobrar a água, entre muitas outras coisas.

No entanto, destacou-se como dançarino no Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, sendo considerado como o “inventor” de um dos passos de dança fundamentais no corridinho.

 «… Dançava admiravelmente o “Corridinho” e mandava com graça o baile de roda mandado nos muitos anos em que foi um dos melhores elementos do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte… Conseguiu um primeiro prémio num Concurso de Corridinho, efetuado há muitos anos na Alameda de Faro. Nessa altura, num dos passos ou marcações do Corridinho ele levantou a perna esquerda até à cintura do par e rodopiou com a perna direita. Esta marcação inventada por ele, deu origem a que as raparigas por diversos Grupos Folclóricos algarvios, levantem, agora também a sua perna, no “Corridinho”… Sempre pronto a fazer qualquer serviço em benefício da sua aldeia e das pessoas que lhe pediam ajuda em certos trabalhos.» (José Vieira in Jornal Ecos da Serra, Alte, 1998).

Esta iniciativa tem entrada livre.

 

Por: CM Loulé