No próximo sábado, dia 31 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Poupança. É nesse âmbito que o Observador Cetelem recorda alguns dados recentes sobre o consumo em Portugal. Com 46% de intenções de poupança, os portugueses são os europeus que demonstram mais vontade de economizar face a 2014 (+11 p.p).
Mas os consumidores nacionais destacam-se também noutros parâmetros: são os indivíduos que mais negoceiam os preços desde a crise. Cerca de 77% dos portugueses afirmam fazê-lo, uma percentagem significativamente acima da média europeia (59%).
Além de serem os que negoceiam mais, os portugueses são também aqueles que mais atenção prestam aos preços desde a crise (91% contra uma média europeia de 83%). Há ainda 31% de consumidores nacionais a afirmar fazer mais compras inteligentes, tais como a caça às promoções, as compras de ocasião ou low cost, do que há cinco anos.
De uma forma geral, as intenções de poupança estão em queda ou ao mesmo nível pelo segundo ano consecutivo em todos os países europeus. Portugal e o Reino Unido, onde os consumidores tencionam poupar mais, são as únicas exceções à regra.
«Passados cinco anos desde o início da crise, nota-se uma grande evolução nas práticas de consumo e hábitos de poupança dos europeus, especialmente na dos portugueses. A reduzida folga orçamental, consequência de um contexto económico desfavorável, obrigou os consumidores a adaptarem-se e a adotarem novos comportamentos. Comparar preços, procurar as melhores oportunidades de compra e aproveitar descontos tornou-se uma prática recorrente e uma forma de poupar», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 8.719 europeus (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 4 de novembro e 2 de dezembro de 2014 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.
Por: Multicom