Presidente da Fundação INATEL defende maior responsabilidade social no turismo

21:07 - 22/10/2015 ALBUFEIRA
O presidente da Fundação INATEL defendeu hoje um turismo com maior responsabilidade social e acessível para todos e lamentou que ainda existam empresas e operadores turísticos com práticas discriminatórias.

“São precisas respostas para o futuro de um turismo que se quer cada vez mais responsável, inclusivo, acessível e sustentável”, disse à agência Lusa o presidente da Fundação INATEL, Fernando Ribeiro Mendes, à margem do Fórum Europeu de Turismo para Todos, que decorre em Albufeira no Algarve.

A Fundação INATEL, entidade portuguesa promotora do turismo social, subscreveu hoje, juntamente com dez organizações de turismo social de nove países, o Código de Ética da Organização Mundial de Turismo.

Na opinião de Fernando Ribeiro Mendes, o Código de Ética do Turismo, “é um compromisso voluntário e simbólico para tornar a atividade turística socialmente mais responsável, promovendo ao mesmo tempo a atividade turística para todos”.

“Pretende-se um turismo mais responsável socialmente, com princípios de transparência, sustentabilidade e solidariedade, com a defesa dos direitos humanos, o respeito pelos valores culturais de cada comunidade e sem práticas discriminatórias”, destacou.

Fernando Ribeiro Mendes lamentou que ainda existam “algumas empresas com práticas condenáveis”, apontando o desrespeito pelos direitos dos trabalhadores.

“A atividade turística gera valor e emprego, mas, infelizmente, ainda existem problemas e práticas condenáveis por parte de alguns operadores”, sublinhou.

Segundo o responsável, a subscrição do Código de Ética do Turismo tem um valor simbólico, “mas vem dizer que há organizações que cumprem determinados princípios”.

No Fórum Europeu de Turismo para Todos, promovido pela Organização Internacional de Turismo Social (OITS), e dedicado à inovação e respostas para o futuro de um turismo mais responsável, inclusivo, acessível e sustentável, participam alguns dos mais importantes operadores internacionais de turismo social.

O encontro decorre até domingo, nas instalações do INATEL em Albufeira, no Algarve.

 

Por: Lusa