Sindicato avança para Jornada de Luta para dia 21 de outubro

11:46 - 20/10/2015 ALGARVE
21 de outubro - Jornada de luta PELA DEFESA DOS DIREITOS e PELO AUMENTO IMEDIATO DOS SALÁRIOS!

Em fevereiro passado o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve (STIHTRSA) acordou novas tabelas salariais com a Associação Patronal/AIHSA, para vigorarem a partir do dia 01 de março de 2015, ficando também acordado continuar a negociação do restante clausulado do contrato coletivo de trabalho. Acontece que até ao momento a AIHSA ainda não enviou as tabelas acordadas para publicação, o que faz com que as empresas não sejam obrigadas a atualizar os salários dos/as trabalhadores/as.

A Associação Patronal justifica-se dizendo que dá aumentos salariais, mas em troca quer rever alguns dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente, querem a eliminação do subsídio de línguas para os novos contratos, querem o corte no pagamento dos feriados de 200% para 75%, querem o corte no subsídio nocturno de 50% para 25%, querem a eliminação dos mapas de densidades mínimas, querem a eliminação de categorias profissionais como a de Porteiro pondo os rececionistas a fazer portaria, querem flexibilizar e desregular ainda mais os horários de trabalho introduzindo o “banco de horas”, “horário adaptado”, entre outras alterações gravosas aos horários de trabalho, querem reduzir de 25% para 20% o acréscimo por “isenção de horário de trabalho”, querem aumentar o limite máximo de horas extras de 180 para 200 e reduzir o pagamento de 100% para 50%, querem aumentar os períodos diários de trabalho para 10 horas, querem acabar com a obrigação da alimentação em espécie. Enfim, querem trabalhadores sem direitos a trabalhar as horas que o patrão quiser e ao mesmo tempo roubar no salário e noutras prestações.

Face a esta brutal ofensiva do patronato não temos outra alternativa que não seja o caminho da luta organizada pela defesa dos nossos direitos e pelo aumento dos salários. É inaceitável que a maioria dos/as trabalhadores/as não vejam aumentados os seus salários desde 2007, numa altura em que o turismo bate todos os recordes. Basta de injustiça!

Tendo em conta esta postura retrógrada dos patrões, o sindicato decidiu convocar para dia 21 de outubro uma jornada de luta PELA DEFESA DOS DIREITOS e PELO AUMENTO IMEDIATO DOS SALÁRIOS!

Apelamos a todos os trabalhadores e a todas as trabalhadoras para que juntem a sua à nossa voz e deem mais força à exigência de uma melhoria das nossas condições de trabalho e de vida. O sindicato está a organizar os transportes, para mais informações é contactar o sindicato.

 

Por STIHTRSA