Situado entre o mar e a serra, a dois passos de Tavira, o Ozadi Tavira é um hotel originalmente construído em 1971 e projetado pelos arquitetos Barros da Fonseca e Paiva Lopes, mas recentemente reabilitado pelo arquiteto Pedro Campos Costa.
Com o desafio de manter a linguagem característica dos anos 70 mas modernizar e reafirmar a ligação a Tavira e às tradições locais, este projeto foi distinguido, este ano, com o Prémio Fomento de las Artes y del Diseño de Arquitectura. A piscina, o terraço e o restaurante ao ar livre permitem aos hóspedes apreciar, ao mais alto nível, o clima característico da região.
Alem do Ozadi Tavira, localizado em Tavira, fazem parte dos 5 hotéis selecionados o Pedras Salgadas Spa & Nature Park , em Vila Pouca de Aguiar; o L'And Vineyards, em Montemor-o-Novo; o Design & Wine Hotel, em Caminha e o Rio do Prado, em Óbidos.
Maioritariamente hotéis em áreas rurais, com uma forte ligação à natureza e ao espaço envolvente, estes são projetos inovadores, que usam materiais não convencionais, como o cimento cru ou a madeira reciclada e que consubstanciam a viragem da construção massificada para a apreciação da paisagem: uma mudança que se verificou na arquitetura portuguesa nos últimos anos e que não passou ao lado da hotelaria. De Norte a Sul do país, estes são alguns dos hotéis que mais se destacam em Portugal ao nível da arquitetura e design.
Por VA/Trivago