Como já vai sendo tradição, o executivo municipal assinalou o início do novo ano letivo 2015/2016 em Lagos com uma visita pelas escolas do concelho para desejar ao corpo docente e aos alunos um bom ano letivo.
Recorde-se que esta iniciativa, já familiar junto da comunidade escolar de Lagos, marca o arranque do novo ano letivo, no âmbito da qual o Executivo Municipal e os Serviços de Educação da autarquia promovem visitas a todos os estabelecimentos de ensino (público, particular e cooperativo) do concelho, com vista a avaliar o início das atividades letivas.
Para assinalar este arranque em Lagos, destacam-se ainda duas iniciativas: uma que teve lugar no passado dia 05 de outubro, com a realização de uma ação de sensibilização sob o tema “Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, levada a cabo pelo Dr. Nuno Lobo Antunes. Esta iniciativa, organizada em parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio, e que pretendeu igualmente assinalar o Dia Mundial do Professor, destinou-se a professores do concelho, e a toda a comunidade educativa (todos os ciclos de ensino público e privado). A segunda iniciativa diz respeito à Entrega dos Prémios Educação que tem por objetivo contemplar os melhores alunos do 6º, 9º e 12.º ano (12.º ano regular e profissional), num reconhecimento público do esforço do trabalho e do mérito inerentes à obtenção dos resultados escolares de excelência. As cerimónias, às quais a Câmara Municipal se associa, e em que serão apresentados os oito premiados do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, decorrem na Escola Secundária Júlio Dantas (dia 30 de outubro, pelas 17h00), e no Pavilhão da Escola Gil Eanes (em data e hora ainda a definir pelo Agrupamento) no que diz respeito aos premiados pertencentes aos Agrupamentos de Escolas Gil Eanes.
Para além destas iniciativas o executivo municipal pretende continuar a investir em projetos na área da Educação, uma das áreas que aponta como prioritárias para este mandato, estando já previsto um reforço no apetrechamento de todas as bibliotecas escolares do 1º ciclo. Também nesta vertente tiveram já início as AEC’s - Atividades de Enriquecimento Curricular. Neste sentido, a autarquia, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas e Parceiros (Academia da Música de Lagos, Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, Centro Ciência Viva de Lagos e Clubes/Associações Desportivas de Lagos) promovem iniciativas nas áreas de domínio artístico, desportivo e científico. Assim, este ano, os alunos irão ter Atividade Física e Desportiva, Música, Ciências Experimentais e Expressão Plástica. O projeto envolve mais de 50 professores e destina-se a mais de 900 alunos.
Por: CM Lagos