Portal das Experiências Culturais com mais de 30 entidades culturais já registadas

11:44 - 07/10/2015 ATUALIDADE
Em pouco mais de uma semana de funcionamento, o Portal das Experiências Culturais (www.educacaocultura.gov.pt) conta já com a participação de mais de 30 entidades culturais, com projetos que abrangem 11 distritos de Portugal Continental e do Arquipélago dos Açores.

As entidades já registadas têm vindo a divulgar no Portal as atividades que desenvolvem para o público escolar, permitindo dessa forma a sua consulta por parte de escolas e docentes de todo o país que, assim, poderão selecionar as ações que melhor se adequam aos respetivos planos curriculares.

O Portal das Experiências Culturais, desenvolvido em articulação entre o Secretário de Estado da Cultura e o Ministério da Educação e Ciência, procura promover e facilitar o diálogo entre as organizações culturais e as escolas, contribuindo dessa forma para a generalização da presença da cultura e das atividades artísticas no sistema educativo, desde o pré-escolar ao ensino secundário e profissional.

A importância do Portal das Experiências Culturais vai, no entanto, além da relação entre organizações culturais e escolas, desempenhando um papel relevante ao nível da sistematização de dados estatísticos e de informação que serão úteis para o desenvolvimento de políticas públicas nos domínios da educação e cultura.

O Portal das Experiências Culturais integra a Estratégia Nacional para a Educação e Cultura (ENEC), iniciativa lançada em 2013, que resulta de uma articulação entre as tutelas da cultura e da educação e que já deu origem, por exemplo, ao Plano Nacional de Cinema que entrou este ano na sua 3ª edição. A ENEC procura criar uma maior proximidade e ligação entre as instituições escolares e as entidades culturais; facilitar a presença da cultura e das atividades artísticas no ambiente escolar e promover o aumento das experiências culturais dos alunos em Portugal. 

 

Por  Secretário de Estado da Cultura