IN LOCO é finalista do prémio de ONG Europeia do ano

16:14 - 25/09/2015 FARO
Trabalho de promoção da cidadania reconhecido internacionalmente

O trabalho de promoção da participação cívica, da cidadania e dos valores europeus que a In Loco tem desenvolvido pode valer-lhe o prémio de Organização Não Governamental (ONG) Europeia do Ano, galardão atribuído pelo European Civic Forum.

A In Loco é a única instituição portuguesa a integrar os finalistas dos European Democratic Citizenship Awards, nas quatro categorias previstas.

A decisão foi tomada por um júri internacional, nomeado pelo promotor dos prémios, mas o público em geral também terá uma palavra a dizer. Até dia 28 de Setembro, qualquer pessoa poderá submeter o seu voto, no site da iniciativa, bastando para isso clicar no icon “vote here”, dar o seu email e escolher o seu candidato favorito, nas quatro categorias. Além de ONG do Ano, os prémios contam com as categorias «Iniciativa dos Media do Ano», «Personalidade do Ano» e «Campanha de Cidadãos do Ano».

No final, os votos dos cidadãos contarão 50 por cento da “nota” de cada candidato, com a pontuação que já foi dada pelo júri a valer outros 50 por cento. A decisão será revelada na primeira semana de Outubro.

Este reconhecimento internacional está alicerçado no trabalho que a In Loco tem desenvolvido em prol da promoção de processos de democracia participativa, apoiando múltiplos municípios portugueses na adopção de Orçamentos Participativos, assegurando por esta via a disseminação de valores europeus como a democracia, a liberdade, a igualdade, o respeito pelas minorias, o pluralismo, a solidariedade, a igualdade entre homens e mulheres e o respeito pela dignidade humana, entre outros.

Caso vença, a In Loco será convidada a apresentar o seu trabalho no Fórum Mundial da Democracia, que decorrerá em Estrasburgo, na França, de 18 a 20 de Novembro de 2015.

 

Por InLoco