CAP RECONHECE A IMPORTANCIA DAS MEDIDAS AGORA ANUNCIADAS: Verbas do PDR Destinadas às Medidas Agroambientais Reforçadas em 200 Milhões de Euros.
O Governo anunciou o reforço das verbas do Orçamento de Estado para o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), destinadas às medidas agroambientais, no valor de 200 milhões de euros, no sentido de responder ao elevado número de candidaturas entretanto apresentadas por parte dos agricultores.
O PDR, programa comunitário de apoio ao setor agrícola, passa assim a contar com um total de 774 milhões de euros até 2020, face à dotação de 574 milhões de euros inicialmente prevista, nomeadamente para áreas como a agricultura biológica, o modo de produção integrada, o uso eficiente da água e as culturas de sequeiro.
O dinamismo que o setor regista na atualidade e o número de candidaturas apresentadas pelos agricultores levaram o governo a concluir ser necessário este reforço de verbas, na linha do que a CAP tem vindo a defender.
Para a CAP, este reforço de verbas vem ao encontro das preocupações dos agricultores, contribuindo para a estabilidade e a continuidade do impulso que o setor agrícola tem vindo a dar à economia nacional ao longo dos últimos anos.
Por outro lado, a CAP considera igualmente bem vindas as medidas anunciadas nos últimos dias por parte do Governo, no sentido de beneficiar os produtores de leite com uma isenção de segurança social e uma linha de crédito, iniciativa que a Confederação considera mais relevante para os produtores portugueses do que as medidas tomadas pelo conselho de ministros da agricultura da União Europeia, na sequência da manifestação de agricultores que se verificou recentemente em Bruxelas.
Por CAP Agricultores de Portugal