Ministro Poiares Maduro visitou Querença para conhecer boas práticas de Inovação E Empreendedorismo Social

12:51 - 14/09/2015 LOULÉ
O Ministro-Adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, esteve no passado dia 9 de setembro em Querença, interior do Concelho de Loulé, no âmbito do roteiro nacional do Programa de «Inovação Social».

Nesta freguesia, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e pela presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, Margarida Correia, este responsável governamental esteve em contacto com algumas das boas práticas na área da inovação e do empreendedorismo social, em curso em Querença, nomeadamente as que têm sido levadas a cabo no âmbito do Projeto Querença, que está a ser desenvolvido há já alguns anos nesta localidade.

Poiares Maduro teve a oportunidade de inteirar-se sobre a Barra Energética de Querença, uma das faces mais visíveis deste projeto e que surgiu recentemente no mercado. No âmbito da parceria com a Universidade do Algarve e o seu departamento de Engenharia Alimentar, foi criada esta barra, com alto teor calórico, constituída apenas com produtos do barrocal, nomeadamente a alfarroba, e com elevado potencial para públicos desportistas. No sentido de promover este produto, a Autarquia de Loulé integrou a Barra Energética de Querença no programa desportivo “Loulé Cidade Europeia do Desporto” e, durante cada evento realizado, distribui aos participantes este produto nascido no Projeto de Querença. 

Ainda durante esta visita a Querença, Poiares Maduro teve a oportunidade de assistir à apresentação de iniciativas como a Associação Trail Running, a Agricultura Biológica, os Jardins Sustentáveis e o Design Criativo.

Recorde-se que o Projeto Querença foi delineado em finais de 2010, com o objetivo de dinamizar o interior da região algarvia, numa diferente visão de intervenção, e apoiar a empregabilidade de jovens licenciados, através da busca de soluções sustentáveis de dinamização dos recursos endógenos e a criação de oportunidades de emprego. Está orientado para as áreas rurais de baixa densidade e tem o propósito de alargar o campo de possibilidades desses territórios em estado crítico e, ao mesmo tempo, promover o emprego de jovens licenciados em situação profissional precária, usando, para o efeito, uma abordagem territorial inovadora, criatividade dinâmica que visa fixar no interior aquela população universitária recém-licenciada.

Este projeto pioneiro no País tem sido replicado noutras localidades.

 

Por CM Loulé