Num dia ainda muito marcado pela histórica abertura da Variante Norte a Faro, ocorrida a 17 de Agosto, o Município de Faro celebrou a 7 de setembro, mais um aniversário, assinalado por atos oficiais e algumas surpresas.
O dia contou com a habitual sessão solene e as homenagens a personalidades e entidades coletivas que marcaram e marcam o percurso do Município de Faro: Adelino Canário, investigador do Centro de Ciências do Mar e Professor Catedrático na Universidade do Algarve, portador de uma brilhante força de serviços no plano científico e académico, seja no contexto das ciências do mar, seja na construção do conhecimento dos fenómenos e da natureza marítima; António João “Bento Algarvio”, notável pugilista farense, 8 vezes campeão do Mundo; António Monteiro Dias, presidente de direção do Grupo Coral Ossónoba; Associação de Solidariedade Socio-Cultural de Montenegro, um dos centros que mais contribuiu para a afirmação da solidariedade social; Clube de Futebol “Os Bonjoanenses”, histórica agremiação desportiva e recreativa que contribui para a formação desportiva de jovens desde 1935; Club Farense, associação cultural centenária que esteve sempre e continua ao serviço da promoção cultural e recreação da comunidade farense; José Mariano Gago, a título póstumo, “pai” dos Centros de Ciência Viva, contribuiu decisivamente, numa vida curta demais, para o desenvolvimento do sistema científico nacional; Paulo Dentinho, farense reputado e competente jornalista, homem de rigor, seriedade e imparcialidade e finalmente, a União dos Sindicatos do Algarve/CGTP-IN. Nesta sessão foram também distinguidos colaboradores da Câmara Municipal, em função dos anos de dedicação e de bom comportamento.
Mas este Dia do Município 2015, ficou marcado com o anúncio feito, no discurso oficial, pelo Presidente da autarquia, Rogério Bacalhau, da candidatura da cidade de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027. Para liderar a comissão da candidatura, que será apresentada oficialmente dentro de dois anos, foi convidado Guilherme d’Oliveira Martins, atual presidente do centro nacional de Cultura. Segundo Rogério Bacalhau, o objetivo é criar um projeto com ligações a toda a região, contando com o forte envolvimento da Universidade do Algarve, parceiro fundamental e pilar estruturantes desta candidatura.
Outro ponto alto deste feriado municipal foi a inauguração do novo Terminal Rodoviário público, na Av. da República. Este novo equipamento resultou do concurso público de concessão dos transportes públicos urbanos, ganho pela Rede Próximo (marca detida a 100% pela Eva Transportes) no segundo semestre de 2013, que já previa um investimento em frota, equipamentos e infraestruturas da ordem dos 3,6 milhões de euros. Objetivamente, a localização do novo terminal ao lado do antigo irá permitir uma melhor operacionalização com os diferentes serviços da Rede “Próximo” que ainda se encontram na antiga estrutura.
De salientar ainda, neste dia de festa para o Município de Faro, a homenagem especial, a duas ilustres figuras cuja obra e legado as leva a figurar na toponímia do concelho: o cineasta Roberto Nobre e o Eng.º Aboim de Sande Lemos.
Por CM Faro