A Câmara de Faro disponibiliza, a partir de ontem, dia 26 de janeiro, um espaço nas Piscinas Municipais da cidade para dar resposta a pessoas em situação de sem-abrigo durante a vaga de frio que está a atingir Portugal continental, anunciou a autarquia.

“Além de um local abrigado e quente para dormir, a autarquia vai disponibilizar a estas pessoas em situação vulnerável condições de higiene, segurança e alimentação”, informa o município em comunicado de imprensa.

A câmara da capital algarvia assegura que “o espaço já está devidamente sinalizado e equipado, contando os utentes com acesso a balneários, casas de banho e capacidade inicial para 10 camas, podendo este número ser aumentado caso tal se revele necessário”.

A referenciação dos utentes a acolher será realizada pelos serviços da Ação Social e do serviço municipal de Proteção Civil, bem como de instituições parceiras da autarquia no Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA) de Faro: Grupo de Ajuda a Toxicodependentes (GA.TO) e o Movimento de Apoio a Problemáticas Sociais (MAPS).

Segundo a autarquia, o MAPS, que já presta um serviço de apoio às pessoas mais desfavorecidas, vai também apoiar na alimentação aos utentes referenciados.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso amarelo frio para os 18 distritos de Portugal continental até domingo, devido à previsão de continuação de tempo frio.

Todos os distritos do continente vão estar sob aviso amarelo, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima até às 06:00 de domingo.

Desde domingo que o IPMA vem emitindo avisos amarelos de frio para os distritos de Portugal continental.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.