O Município de São Brás de Alportel assumiu a 19 de janeiro, as competências na área da saúde no concelho transferidas pelo Governo Português.
Dando cumprimento ao determinado em diploma legal do Governo, Decreto-Lei nº 23/2019 de 30 de janeiro, e após negociações entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo, algumas das competências da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve passaram a ser asseguradas pelo Município de São Brás de Alportel.
 
O ato formal de assinatura do Auto de Transferência, que teve lugar no Ministério da Saúde, foi formalizado entre o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, e o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado contando ainda com a presença e apoio da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
 
Com entrada em vigor no próximo dia 1 de fevereiro, o Município de São Brás de Alportel ficará oficialmente responsável pela gestão, manutenção e conservação dos edifícios e seus espaços exteriores, bem como, por 6 funcionários assistentes operacionais.
 
Complementarmente a este novo contexto, está em curso o objetivo de requalificação do Centro de Saúde existente, através da candidatura da iniciativa do nosso Município, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor que ronda os 300 mil euros, sem nunca perder de vista, outra ambição de alcançar para São Brás de Alportel a construção de uma renovada Unidade de Saúde Familiar.
 
Com as novas competências a Autarquia reforça a sua parceria estratégica com o Serviço Nacional de Saúde nos programas de prevenção de doença, elaboração da Estratégia Municipal de Saúde, e ainda a criação do Conselho Municipal de Saúde.
 
“Acreditamos que com este aprofundamento das responsabilidades do Município de São Brás de Alportel ajudaremos a melhorar as condições para os utentes e profissionais, numa estratégia de prestação de serviços de saúde de maior proximidade e eficiência”, observou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, após o ato formal.