Realizou-se no dia 3 de dezembro, no AP-Maria Nova Lounge Hotel, em Tavira, o 1.° Campeonato Internacional de Xadrez CHESS FEST22 TAVIRA, com a presença de 30 jogadores oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Ucrânia e Bulgária, inscritos na Federação Internacional de Xadrez.

O torneio de partidas semi-rápidas, teve o patrocínio da Casa das Artes de Tavira, a parceria do AP-Maria Nova Lounge Hotel e organização do Clube Recreativo Fuzetense, contou ainda com o apoio da CMT, da UF de Tavira, da Rádio Gilão e da ACXA - Associação de Clubes de Xadrez do Algarve.

A divulgação do evento foi efetuada pelos canais internos da FPX, pelo site da Federação Internacional de Xadrez, pela ACXA e pela Rádio Gilão.

O torneio, muito concorrido e com prémios muito significativos,  contou com a presença, na entrega dos prémios, do Vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira, Eurico Palma, e do Presidente da União de Freguesias de Tavira, José Mateus.

A vencedora do  prémio feminino intitulado Maria Raquel Delgado Martins (de valor significativo - de forma a incentivar a presença de jogadoras femininas) foi a jogadora holandesa  Ada Leona van der Giessen.

O grande vencedor deste 1.° CHESS FEST'22 Tavira foi o jogador da Associação Académica de Coimbra André Dionísio, que recebeu um bom prémio de 200 euros e um excelente voucher de 2 noites para 2 pessoas B&B no AP-Maria Nova Lounge Hotel de Tavira.

Foram igualmente premiados os melhores jovens Sub-20 e Sub-14, bem como os melhores veteranos S50 e S60.

O CHESS FEST'22 recebeu de todos os intervenientes os parabéns pelo seu elevado nível organizativo e pela qualidade de excelência superior oferecidas pelo AP-MARIA  NOVA LOUNGE HOTEL de Tavira.

A Casa das Artes de Tavira e o AP-Maria Nova Lounge Hotel receberam da Autarquia o incentivo, através do seu Vice Presidente, para que o CHESS FEST' TAVIRA se tornasse um destino do Xadrez de Competição Nacional.