Já se encontra disponível o V Volume da colecção «Memórias & Documentos», um notável e único levantamento documental de factos e personalidades de Vila Real de Santo António, coligidos por António Horta Correia e editados pela Arandis Editora.

Este quinto volume é inteiramente dedicado a Luthgarda Guimarães de Caires, que o historiador António Rosa Mendes apelidou de “a ilustre desconhecida”, escritora, poetisa, ativista pelos direitos das mulheres e das crianças, nascida em Vila Real de Santo António a 15 de novembro de 1858 e falecida em 1935.

Ao longo das 368 páginas que compõem a presente obra, António Horta Correia recorre a largas centenas de documentos para corrigir inúmeros lapsos e erros que têm sido publicados sobre esta distinta mulher algarvia, mas, mais do que isso, para trazer a lume o retrato mais fiel e completo de Luthgarda Guimarães de Caires, uma biografia inédita, que dignifica a biografada e o seu autor, ao mesmo tempo que cimenta mais um alicerce historiográfico indispensável para a história de Vila Real de Santo António, do Algarve, do feminismo e da luta pelos direitos das crianças, num tempo em que esses tempos eram tabus.

António Horta Correia, nascido em Vila Real de Santo António em 1932, é Licenciado em Finanças e exerceu a sua atividade profissional em empresas do sector das conservas de peixe. Professor, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António, vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Tem dedicado os últimos anos à investigação histórica local e à genealogia, tendo produzido um vasto conjunto de obras, que já constituem bibliografia obrigatória para quem se dedica à história desse concelho e de todo o Algarve.

Depois da publicação de «Sebastian Ramirez (1828-1900) Subsídio documental para uma biografia, (2008); «O Celebrado Mestre Cego de Campo Maior e Tavira (1649-1713), (2009); Os Mendonças das Alagoas – Ensaio Genealógico Luso-Brasileiro, (2011); «Os do Almendro», 2014; «Sebastião Vargas – Cavaleiro da Casa Real no Século XVI», 2016; em 2017 apresentou o primeiro volume da coleção «Memórias & Documentos», com documentos do seu arquivo familiar, relacionados com as personalidades José Fernandes Piloto, José Joaquim Capa e António José Piloto Capa.

O segundo volume, editado em 2019, tem a transcrição de um vasto conjunto de documentos redigidos entre 1863 e 1909 por António dos Santos Machado, uma espécie de diário de acontecimentos ocorridos em Vila Real de Santo António nesse período, contendo milhares de informações históricas inéditas.

O terceiro volume, apresentado em 2020, tem como personagens centrais os industriais Francisco Rodriguez Tenório, Juan Maestre Cumbrera e Sebastián Ramirez, grandes impulsionadores do desenvolvimento de Vila Real de Santo António.

O quarto volume, tem como figuras centrais José Francisco Guimarães e José Ribeiro Alves Júnior, sendo provavelmente a obra com maior abrangência territorial, pela dimensão regional dessas personalidades.

Neste momento encontra-se em fase de conclusão o VI volume desta coleção.

A obra pode ser adquirida diretamente à Arandis Editora, seguindo o link: https://arandiseditora.pt/produto/memorias-documentos-volume-v/