O Comando Territorial de Faro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Silves, no dia 27 de novembro, apreendeu 19 nassas utilizadas na prática de pesca ilegal, na Lagoa dos Salgados, no concelho de Silves.

A ação realizou-se para dar continuidade à investigação desenvolvida desde o dia 28 de outubro, em que foi apreendido um conjunto bastante considerável de equipamentos utilizados nesta atividade ilegal, também no mesmo local. Assim, durante mais uma ação de patrulhamento no âmbito desta investigação, os elementos do NPA, verificaram nas margens da lagoa diversas nassas, um meio de pesca profissional em águas livres também chamado de “galrichos”, que não se encontravam devidamente identificadas com o número de identificação de pescador profissional (NIPP), motivo pelo qual foram apreendidas. No decurso das diligências policiais foi possível verificar que se encontravam 19 nassas e respetivas estacas de madeira (utilizadas para as armar) contendo diversas espécies piscícolas, nomeadamente, 15 quilos de camarão da ribeira, 30 enguias juvenis com medidas entre 20 e 50 cm, uma galinha de água, e algumas espécies piscícolas autóctones de pequenas dimensões (tainhas).

Na pesca profissional em águas livres pode ser utilizado o covo ou a nassa na captura de lagostins de água doce, no entanto devem estar registadas e identificadas com o NIPP, por força do enquadramento legal em vigor.

As espécies foram devolvidas ao seu habitat natural e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Silves.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.