Lagoa comemorou o Dia Mundial para a Igualdade com a realização de várias atividades que decorreram durante todo o mês de outubro, uma vez que é no dia 24 de outubro que se comemora e assinala o Dia Mundial para a Igualdade.
O Município de Lagoa aderiu, mais uma vez, às comemorações nacionais do Dia Municipal para a Igualdade, que decorreram ao longo do mês de outubro, com o objetivo de promover, sensibilizar e explorar, junto de diversos públicos, os diferentes contextos sobre a igualdade de direitos e oportunidades, a complexidade da relação entre género e migração, a discriminação e o preconceito no papel da mulher em contexto familiar e no trabalho.
 
As atividades comemorativas iniciaram-se na primeira semana de outubro com a visita do executivo da câmara municipal aos alunos/as do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário do concelho, nos dias 3, 12 e 17 de outubro com o objetivo de promover uma cidadania participativa na comunidade mais jovem, contando com a participação de mais de 900 estudantes e professores/as.
 
No dia 12 e 19 de outubro a CPCJ de Lagoa promoveu uma formação intitulada de «Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens» para os coordenadores do agrupamento escolar do AERA.
 
No dia 24 de outubro realizou-se uma atividade denominada por «Degraus para Igualdade» através de uma intervenção de arte urbana. No Convento de São José e na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues é possível vislumbrar alguns dados estatísticos que revelam a desigualdade ainda patente entre homens e mulheres no concelho de Lagoa. Neste mesmo dia, pelas 14 horas, cerca 70 alunos/as do ensino secundário puderam assistir à peça de teatro SAMOTRACIAS, no Auditório Carlos do Carmo, com o intuito de demonstrar as dificuldades que as pessoas migrantes ultrapassam ao longo das suas viagens.
 
A semana terminou com uma sessão de formação, no dia 26 de outubro, para os colaboradores/as da Câmara Municipal de Lagoa e Associações, com uma componente humorística e prática sobre as questões da desigualdade e violência de género e, ainda, com as XI Jornadas d´O Companheiro, intituladas «Percursos em Liberdade: o tempo não apaga…» que reuniu técnicos de demais áreas de especialidade da justiça e de diferentes inserções institucionais.
 
Recorde-se que o Município de Lagoa foi, novamente, recentemente distinguido, com o Prémio «Viver em Igualdade», evidenciando o excelente trabalho realizado na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.