O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, recebeu Rosa Roncal, diretora da Área Internacional da Fundação Real Madrid, e Elena Fernández, responsável pela Área Europeia, e manifestou o apoio do executivo em dar continuidade ao projeto da Escola Sociodesportiva da Fundação Real Madrid em VRSA.

A iniciativa foi acompanhada por Álvaro Leal, vereador com o pelouro do Desporto e Juventude, e Mário Rolla, chefe da Divisão de Desporto e Juventude, tendo culminado com uma visita ao campo de treinos da escola, onde todos os responsáveis puderam assistir a um treino dos alunos e comprovar os bons resultados do projeto.

Durante o encontro, os representantes da Câmara Municipal destacaram a sua confiança no modelo sociodesportivo da escola e manifestaram a intenção de desenvolver novas atividades socioeducativas, de forma a complementar a formação dos alunos.

A Escola Sociodesportiva de VRSA da Fundação Real Madrid foi fundada em 2011 através de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de VRSA.

Esta, que foi a primeira escola do Real Madrid a nível nacional, engloba as modalidades de futebol e basquetebol e as metodologias utilizadas visam premiar o mérito, tomando em consideração fatores como as notas escolares, o comportamento e a assiduidade dos alunos.

Tendo por objetivo a integração de jovens em situação de risco, com dificuldades de aprendizagem ou que estejam inseridos em meios onde não é possível a prática desportiva, a escola tem desenvolvido um programa educativo em parceria com os agrupamentos e as autarquias, registando excelentes resultados já comprovados no terreno pelo emblema madrileno.