O historiador Marco Sousa Santos afirmou no passado dia 10 de setembro que a capela colateral da igreja matriz de São Clemente de Loulé, dedicada a Santo António, “terá estado na origem” do culto a Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana.

Na palestra que proferiu naquela igreja, integrada no programa cultural da sua reabertura após cinco anos de trabalhos de reabilitação, o investigador algarvio disse haver uma prova documental, um relatório de 1518, “em que os visitadores da Ordem de Santiago dizem expressamente que naquela capela de Santo António estava um pequeno retábulo de portas com a Nossa Senhora da Piedade”. “É a mais antiga referência documental da existência do culto de Nossa Senhora da Piedade em Loulé”, garantiu.

Marco Sousa Santos lembrou que “a ermida de Nossa Senhora da Piedade terá sido fundada em meados do século XVI, por volta de 1554” e disse que “a partir do momento em que passa a existir uma ermida da Nossa Senhora da Piedade já não há mais referência à existência desse tal pequeno retábulo nesta capela”. “Pode-se ter extraviado ou pode ter sido levado para a ermida”, admite.

O culto a Nossa Senhora da Piedade motiva aquela que é considerada a maior manifestação de fé a sul de Fátima, sendo simultaneamente a mais significativa expressão de devoção mariana algarvia.

 

Por: Folha do Domingo