Vinte concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro em perigo muito elevado de incêndio rural.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva no Norte e Centro, por vezes forte e persistente no Minho e Douro Litoral, vento por vezes forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Coimbra) e as máximas entre os 20 (em Viana do Castelo) e os 29 (em Santarém).