O Dia do Município de Albufeira fica marcado este ano pela cerimónia de reconhecimento pelo trabalho relevante desenvolvido pelas instituições concelhias em resposta à covid-19 e pela inauguração das obras de Preservação e Conservação de Escadaria e Arriba da Praia do Peneco.

A data assinala a doação da Carta de Foral a Albufeira, por D. Manuel I, no ano de 1504 e as celebrações incluem um vasto leque de atividades para toda a população. Este ano, destaque para o concerto de Mariza, na noite do dia 20 e, na noite anterior os “BRK”, um grupo criador de TikTok, bem conhecido dos atuais adolescentes. Um e outro, marca encontro na Praça dos Pescadores. Mas há mais propostas.  

A inauguração das obras de Preservação e Conservação de Escadaria e Arriba da Praia do Peneco, às 18h30, na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva e uma “Cerimónia de Reconhecimento pelo trabalho relevante desenvolvido pelas instituições concelhias em resposta à covid-19”, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, são os destaques deste ano das Comemorações do Dia do Município de Albufeira.

O programa das comemorações do dia 20 de agosto, começa, no entanto, já no próximo dia 12, sexta-feira, às 10h00 com o reconhecimento dos jovens com percursos de mérito no âmbito associativo e escolar, numa cerimónia a ter lugar no Salão Nobre e inserido nas comemorações do Dia Internacional da Juventude. São cerca de 70 jovens a receber uma distinção, havendo ainda um almoço coletivo e um passeio de barco pela área costeira do Município. No mesmo dia, às 18h00, terá lugar a inauguração da Exposição “Cores e Formas dos Nossos Artistas”, na Galeria Municipal João Bailote, decorrente do concurso bienal que se realiza desde 1997.

Segue-se, no dia 14, e inserido no âmbito das celebrações de Nossa Senhora da Orada, o espetáculo ‘As 1001 Noites do Acordeão’, às 21h30, na Ermida de Nossa Senhora da Orada, padroeira dos pescadores. 

Na véspera do feriado municipal, dia 19, o entretenimento está a cargo dos “BRK”, um grupo criador de TikTok que vai fazer demonstrações de dança, num espetáculo juvenil que promete contagiar todos os presentes na Praça dos Pescadores. A marcar ainda presença em palco, haverá a participação especial da Soul Dance. A encerrar o dia, às 20h30 irá haver uma caminhada pelo concelho, com o grupo “Caminhadas ao Luar”, aberta a toda a população, com dois percursos (médio e longo) à escolha.

No dia 20 de agosto, os festejos começam às 9h30, com a Cerimónia Oficial do Dia do Município nos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira, seguido do Hino Nacional, pela Banda Musical e Recreio de Paderne, e pela Guarda de Honra a cargo dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e Fanfarra. À noite, a Praça dos Pescadores recebe às 22h30 o concerto com a cantora Mariza, seguido de um espetáculo piromusical à meia-noite.

As comemorações prolongam-se pelo dia 21 de agosto, com a 16.ª Prova de Mar, na Praia dos Pescadores, numa organização do Futebol Clube de Ferreiras e Município de Albufeira. O secretariado estará aberto das 09h30 às 11h00, seguindo-se às 11h15 a 5.ª Prova de Promoção (250 m.) e às 11h35, a 7.ª Prova de Divulgação (800 m.). A Prova Principal, de 2000 m., será às 12h15, estando a entrega de prémios agendada para as 14h30.

Refira-se que o dia 20 de agosto foi instituído feriado municipal em 1977, por deliberação camarária de 15 de junho desse ano, celebrando a data da doação da Carta de Foral a Albufeira, por D. Manuel I, no ano de 1504.