O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, destacou, durante a abertura do Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), «a prioridade estratégica na juventude» e o «acesso à habitação» como vetores essenciais para mudar e recuperar o concelho.

Organizado pela Federação Nacional de Associações Juvenis, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, o ENAJ reuniu, no passado fim de semana, em VRSA, perto de um milhar de jovens, representantes de mais de 250 associações juvenis, que rejuvenesceram a cidade pombalina em várias plataformas de debate, troca de ideias e mostras culturais, desportivas e gastronómicas.

O maior evento juvenil do país contou com as intervenções, entre outros, do Primeiro-ministro, António Costa, do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, do diretor regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, e da Vogal do IPDJ, Sílvia Vermelho.

Presentes estiveram também a Ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, a eurodeputada Marisa Matias e o Presidente o IPDJ, Vítor Pataco.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, centrou a sua intervenção em dois pontos principais: as dificuldades que os jovens sentem, sobretudo na obtenção de habitação, e o grande potencial presente nas suas ideias e vontades, que deve ser apoiado e potenciado.

O autarca destacou ainda o papel importante dos poderes central e local na resolução dessas dificuldades e na capacitação dos jovens para a concretização dos seus projetos, dando exemplos concretos daquilo que este executivo tem vindo a fazer com a juventude, incluindo-a e destacando-a como protagonista de um conjunto significativo de iniciativas transversais às diferentes dimensões do concelho.

Durante o ENAJ foi também formalizada a adesão do Município à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude e foi efetuada a eleição dos novos corpos dirigentes da FNAJ para o novo mandato de 2 anos.