Oito concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Santarém apresentam hoje perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo de incêndio estão os concelhos de Tomar, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Sardoal (Santarém), Gavião (Portalegre), Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também mais de 40 concelhos de Faro, Beja, Leiria, Coimbra, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança em perigo muito elevado.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado.

Este perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã no litoral Norte e Centro, possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima.

Está também previsto vento fraco a moderado, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do cabo Carvoeiro, a partir da tarde, e nas terras altas.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Bragança) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 21 (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 34 (em Faro).