A Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com o Aeroporto de Faro e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), realizou dia 03 de maio, um exercício de emergência à escala total, no Aeroporto de Faro.

​Este exercício, denominado de "FAO_LIVEX _2021", consistiu num simulacro de uma queda de uma aeronave na zona envolvente do Aeroporto de Faro, em Domínio Público Marítimo, e teve como objetivo o cumprimento das diretrizes preconizadas pela Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA), no que diz respeito a operações de socorro e salvamento, de forma a praticar a resposta rápida e coordenada dos meios, bem como do dispositivo do sistema integrado de operações de proteção e socorro.

Durante o exercício foi utilizado e testado o equipamento adquirido no âmbito do protocolo celebrado entre a ANA Aeroportos de Portugal e a Autoridade Marítima Nacional, que servirá para prestar auxílio em situações de acidente aéreo que possam ocorrer em zonas pantanosas e de difícil acesso.

Neste exercício estiveram empenhados um total de 184 operacionais, apoiados por 72 viaturas de emergência, sendo que da Autoridade Marítima Nacional estiveram envolvidos 42 elementos das Capitanias do Portos e Comandos-locais da Polícia Marítima de Faro e de Olhão, apoiados por sete meios náuticos. Nesta operação de simulacro, estiveram ainda presentes elementos da Câmara Municipal de Faro, do INEM, da PSP, da GNR, e da Infraestruturas de Portugal.