Por ocasião do 15º aniversário, que se comemora a 1 de Março, o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BA Algarve) vai juntar fundadores e atuais membros da Direção, colaboradores, voluntários, instituições beneficiárias, doadores e parceiros num Colóquio que se pretende seja de partilha, com o tema «Impacto do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve na Região – Passado, Presente e Futuro».
O Colóquio contará, para além da presença de Nuno Cabrita Alves, atual Presidente do BA Algarve, com a participação de fundadores e antigos dirigentes, bem como de Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares; Jorge Botelho, Secretário de Estado da Descentralização e da Administração local; José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve; Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve; Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro; Margarida Flores, Diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social.
 
Este evento é organizado pelo BA Algarve em colaboração com a UAlg, que gentilmente cedeu o Auditório 1.5 do Campus da Penha, em Faro.
 
O BA Algarve foi fundado há 15 anos, na cidade de Faro, e desde então tem sido sinónimo de resiliência, dinamismo, proatividade e solidariedade numa perspetiva da melhoria da vida das pessoas carenciadas.
 
Nestes 15 anos o BA Algarve distribuiu em toda a região 23,6 milhões de quilos de alimentos, o equivalente a 47,2 milhões de refeições, um apoio efetivo de 26,4 milhões de euros.
 
O verdadeiro impacto está relacionado com a rápida intervenção no apoio alimentar, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, procurando promover assim a sua inclusão, entre outros projetos inovadores como Nutrir Todos com Qualidade, CriAtividade ou Horta Solidária.
 
As preocupações ambientais são preocupações presentes, em reforço da luta contra o desperdício alimentar, na sua génese desde sempre, como Estudo da Pegada Ecológica ou a campanha Toneladas de Ajuda.
 
“Recolher onde sobra e entregar onde falta”, foi e ainda é o lema dos Bancos Alimentares portugueses, que desde 1991 lutam contra o desperdício alimentar em Portugal.
 
Programa do Evento:
 
15h30: Registo dos participantes
15h50: Filme com fotos do BA Algarve
16h00: Boas vindas - Nuno Cabrita Alves, presidente do Banco Alimentar do Algarve desde 2013
Colóquio: “Impacto do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve na Região – Passado, Presente e Futuro”.
17h15: Entrega de Reconhecimentos às mais diversas entidades parceiras
17h30: Encerramento – Isabel Jonet – Presidente da FPBA
18h00: Degustação “Desperdício Zero” – pela AIPAR
Estará também patente uma exposição “Arte Sustentável”, com trabalhos realizados pelas instituições a partir de embalagens alimentares.