«Os candidatos do CDS-PP a estas eleições agradecem o carinho, a amizade e a partilha com que as empresas, as associações, as instituições e sobretudo, as pessoas e, também os animais (da ARA), nos receberam nesta campanha», escreveu o partido em comunicado.

"Foi muito importante para nós o que experienciamos nestes dias de abundante troca de ideias, de propostas, de sonhos, daquilo que queremos verdadeiramente para o nosso Algarve e para as nossas gentes. Muito, mas mesmo muito obrigado!", reforça.

"A nossa campanha encerrou ontem no concelho de Portimão, virada para o Mar, virada para a esperança num futuro sustentável em que terra e mar nos permitam ganhar honradamente o sustento, para nós, para as nossas famílias e para aqueles, que já não podendo faze-lo, dependem de nós para o seu alimento e conforto. Esta é a mensagem Democrata Cristã que procuramos transmitir a todos, esta é a Mensagem que o Papa Francisco nos transmite do alto do seu púlpito e que cada vez mais crentes e não crentes se reconhecem nos seus valores e na sua prática. Esta é a nossa forma de estar e fazer política e é através dela que esperamos ser eleitos vossos representantes no Parlamento e Governo de Portugal", explica o CDS-PP.

"A lista do CDS-PP é composta por gente humilde, por gente que sente e vive os problemas quotidianos dos Algarvios, é encabeçada pelo José Pedro Caçorino, um de nós, um homem sério que acredita na causa pública, que genuinamente acredita que pode fazer a diferença pelo Algarve", vinca o partido.

Do balanço da campanha identificamos 7 temas basilares para o Algarve:

Social: Iremos propor a criação e implementação imediata de um Programa de Emergência Social para o Algarve que irá envolver todo o Sector Social da Região com os serviços da Segurança Social, Saúde, Formação Profissional e Educação num esforço coordenado para fazer face à Pandemia Social que se abateu sobre o Algarve.

Saúde: Enquanto outros prometem há 30 anos a construção do Hospital Central do Algarve, nós vamos fazer acontecer imediatamente. E vamos propor a reorganização da resposta do atendimento nos Centros de Saúde, o melhoramento das condições de funcionamento do CHUA (Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e a criação de apoios à fixação de profissionais de saúde na região.

Mobilidade: Abolição imediata das portagens na A22 (Via do Infante) e requalificação da EN 125. No entanto, não esquecemos a população que não possui transporte próprio e necessita de deslocar-se. Assim, tem de ser criada uma rede intermodal de transportes públicos ferroviários, rodoviários e marítimos (pois não esquecemos quem vive nas ilhas), que ligue o interior ao litoral.

Água e Ambiente: Reforço e optimização dos recursos hídricos disponíveis para as populações e actividades económicas, reabilitar a gestão e a conservação dos recursos florestais, promover políticas e medidas que garantam equilíbrio no saldo carbónico (CO2), pugnar pela gestão e proteção efectivas da orla costeira e da biodiversidade (no âmbito da revisão do PROTAL).

Habitação: Criação de um programa regional para habitação, nas suas várias tipologias, incluindo o arrendamento de longa duração.

Economia: Construção de um modelo de desenvolvimento económico alternativo para a região, que promova a diversificação económica e a diminuição da dependência do turismo.

Sustentabilidade: Criação de uma Agência para o Desenvolvimento Sustentável do Algarve, com competências para instituir um verdadeiro SIMPLEX no Licenciamento das Atividades Económicas na Região, para planear estrategicamente o Território e o Mar do Algarve, de modo a potenciar o usufruto do Capital Natural de ambos em prol de um desenvolvimento harmonioso e naturalmente regenerável, respeitando sempre, os limites que a Natureza nos impõe e que o bom senso do homem aconselha.

No âmbito deste 7 pilares os candidatos do CDS-PP uma vez eleitos comprometem-se a promover conferências e debates, no sentido de envolver a população e a apresentarem as suas propostas num futuro CONGRESSO DO ALGARVE.

É claro que o Algarve precisa de uma mudança, só uma direita certa com princípios e valores, poderá devolver ao Algarve a sua dignidade e notoriedade. Pelo que o CDS-PP é a única solução para dar voz aos algarvios na Assembleia da República “PELAS MESMAS RAZÕES DE SEMPRE”.

 

Por: CDS-PP