O nosso jornal esteve presente na apresentação em Faro da Lista D, que decorreu ontem nas instalações do Hotel Faro. Para além do candidato à Presidência do Conselho de Administração, Pedro Gouveia Alves, estiveram presentes na sessão Paula Guimarães (Candidata a Vogal Executiva), Nuno Paramés (Candidato a Vogal Executivo) e Fernanda Freitas (Candidata a Vogal Não Executiva).

Esta Lista, candidata aos órgãos sociais da Associação Mutualista Montepio, a maior do nosso país, propõe uma renovação da gestão desta Associação e aposta numa maior participação e envolvimento dos Associados e Colaboradores. A equipa é composta por pessoas com experiência, com percursos profissionais e cívicos credíveis, fortemente motivadas e que acreditam na importância crescente do mutualismo, num mundo cada vez mais global.

Pedro Gouveia Alves está, há mais de duas décadas, e sempre com resultados muito positivos, ao serviço de empresas da Associação Mutualista. Na sua equipa, faz-se ainda acompanhar por Luís Miguel Monteiro (Candidato à mesa da Assembleia Geral), Paulo Gil André (que lidera a lista para o Conselho Fiscal) e por Conceição Zagalo (Primeira da lista da Assembleia de Representantes).

Na apresentação em Faro, que encheu a sala, Pedro Gouveia Alves vincou a importância da sua missão e todo o trabalho que tem pela frente. O candidato começou por explicar que «a Assembleia de Representes, contempla dois segmentos de associados: os com mais de 10 anos de antiguidade e os associados com menos de 10 anos». O objetivo da Lista D é «ir mais além na representação associativa. São 46 membros e a Assembleia de Associação contempla 30 membros efetivos e 16 membros suplentes, nas respetivas candidaturas». Para além da divisão entre associados efetivos e suplentes, «temos candidatos de Bragança, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Lisboa, Loulé, Angra do Heroísmo, Funchal, entre outros distritos e localidades», acrescentou Pedro Gouveia Alves. Quanto às ocupações profissionais e idades, a equipa também é diversificada, procurando abranger uma massa representativa de vários setores da sociedade. «Temos orgulho da Assembleia de Representantes que propomos aos nossos associados, terminou».

Pedro Gouveia Alves vincou ainda a importância de mudar a «fórmula de gestão». O candidato à Presidência do Conselho de Administração referiu que «nunca, como nos dias que vivemos, foi tão importante e necessário o Mutualismo e, na nossa opinião, a Associação não tem sabido estar à altura dos novos desafios. Não tem sabido apoiar os seus associados e constituir-se como a instituição de referência que, em tempos, já foi, com elevado relevo na sociedade portuguesa».

A Lista D – Valorizar o Montepio, cuja composição pode conhecer, na íntegra no link abaixo, tem como prioridades:

1. Inversão do ciclo de perda de valor da Associação Mutualista Montepio através da estabilização das operações do Banco e Seguradoras e através da requalificação da carteira de imóveis;

2. Motivação dos quadros internos das empresas que compõem o Grupo relançando a cultura organizacional mutualista do Montepio, através do alinhamento estratégico com as orientações da casa-mãe;

3. Consistência na oferta mutualista e sua adaptação ao longo das fases do ciclo de vida das famílias. Particular enfoque nos Associados de Vida Ativa, responsáveis por preparar os jovens para o mercado de trabalho e por cuidar dos familiares mais necessitados, auxiliando-os nessas tarefas e na sua própria previdência e proteção (A Associação Mutualista Montepio “cuida dos que cuidam”);

4. Regeneração do quadro de dirigentes associativos, dando lugar a uma nova geração de gestores experientes e com provas dadas de rentabilização de empresas do Grupo, com competência para corresponder aos desafios da regulação, nomeadamente a formulação e cumprimento do Plano de Convergência e de adaptação da atividade seguradora às associações mutualistas de grande dimensão;

5. Candidatura de quadros gestores profissionais, com média etária de 52 anos, paridade de género e vasta experiência profissional.

Após a apresentação no passado dia 9 de novembro da Lista D – Valorizar o Montepio, em Lisboa, a equipa encabeçada por Pedro Gouveia Alves desloca-se a vários pontos do país, incluindo ilhas, para sessões públicas de apresentação do seu programa de forma a divulgar os objetivos a que se propõe com proximidade junto dos seus associados até às eleições que decorrem no dia 17 de dezembro. 

O Programa Eleitoral está disponível em www.valorizaromontepio.pt

 

Por: Filipe Vilhena