A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, desloca-se, no dia 24 de novembro, a Tavira. A visita inicia-se, pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a cerimónia de apresentação e homologação dos Projetos «Horta Urbana» e «Semente».

A sessão começa com as boas-vindas e a apresentação do projeto “Horta Urbana”, pela Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, seguindo-se a explicação do Projeto “Semente”, pelo Presidente da Associação In Loco, Artur Gregório, e a homologação, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do protocolo celebrado entre o Município de Tavira e a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve, o qual visa o desenvolvimento e a implementação de uma horta urbana que tem como finalidade a produção e consumo de bens agrícolas pela população tavirense.

Para a concretização deste objetivo, foi disponibilizada uma parcela de terreno, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), sendo que cabe à DRAP Algarve o aconselhamento, nomeadamente, no que se refere à aplicação de boas práticas agrícolas, a recomendação das culturas adequadas, a verificação da boa utilização e apresentação do espaço, assim como o fornecimento de água para a rega das culturas.

Por sua vez, compete ao Município de Tavira conduzir a Horta Urbana de acordo com as práticas da agricultura biológica; assumir os trabalhos de vedação, preparação, manutenção regular e melhoria da área em causa; criar acesso autónomo à parcela; instalar o sistema de rega; assegurar a coordenação e controlo do funcionamento e gestão da horta; garantir a supervisão e segurança do local de modo a não interferir com os trabalhos em curso pela DRAP Algarve, bem como realizar a compostagem de todos os resíduos.

A criação desta horta será operacionalizada no âmbito do projeto Semente da Associação In Loco, o qual conta com o apoio de diversas entidades parcerias, nomeadamente da autarquia tavirense. Este tem como objetivo fomentar uma alimentação adequada, lançar as sementes para o reforço da capacidade de produção/consumo nos bairros da Atalaia, José Joaquim Jara, Horta do Carmo, Porta Nova e Bela Fria, assim como disseminar os princípios da Dieta Mediterrânica.

Após a sessão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorre, pelas 11h00, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira a cerimónia que conta com o seguinte programa:

11h00: Sessão de boas-vindas, pela Presidente da Câmara Municipal de Tavira

 

Projeto Pólo de Inovação de Tavira

Modelo de Governação do Pólo de Inovação de Tavira

Lançamento do Concurso de Ideias (parceria com UAlg)

Pedro Monteiro, Diretor Regional – DRAP Algarve

 

Assinatura de Protocolos

11h55: Apresentação vídeo de promoção do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável

12h00: Apresentação do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, pela Ministra da Agricultura

13h00: Mostra de produtos regionais – Dieta Mediterrânica