Este projeto promovido por Afonso Dias com a associação Modos e Olhares tem como parceiros, além da ETIC_Algarve, a Câmara Municipal de Faro e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Nascido  da necessidade de valorização de uma constituição, com quase  meio século de existência, mas também como forma de dar a conhecer aspetos essenciais da Constituição da República Portuguesa, designadamente no que diz respeito aos preceitos dedicados aos Direitos e Deveres Fundamentais,  pretende-se assim, impulsionar o comportamento de uma cidadania consciente e participativa.

Materializando-se numa coletânea de 36 vídeos, com 6/8 minutos - compostos pela leitura da parte de um artigo da Constituição, de um poema e/ou de uma canção, interpretados por Afonso Dias (criador do projeto). Ao longo dos 36 episódios serão visitados dezenas de Artigos da Lei Fundamental e traremos dezenas de poemas e canções.

Afonso Dias, confidencia que muitas foram as razões que o levaram a criar este projeto, “entre as quais, avulta a circunstância de ter votado a favor a nossa Lei Maior em 2 de Abril de 1976 como Deputado Constituinte, mas também pelo trabalho cultural a que sempre se dedicou e que se destina em grande medida a servir os alunos das Escolas de todos os graus de ensino que visito amiúde, não podia eu deixar por assinalar esta efeméride”, trabalho este que foi distinguido  com louvor pela Casa Civil do Presidente da República.

O mesmo revela, também, grande preocupação, pela “indiferença que se faz sentir pela vida política e que se exprime, dolorosamente, pelo sempre maior abandono das urnas (a abstenção valeu no Algarve 56% !! nas autárquicas…) e pelo crescimento da influência dos populismos, do negacionismo, das manifestações de intolerância, da banalização da violência.”

 

A ETIC_Algarve é a parceira responsável pelo apoio técnico ao nível da captação e edição áudio e vídeo, na qual envolveu alunos do curso de Som e ex-aluno do curso de Vídeo.