A Direção Regional de Cultura do Algarve programou, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2021, um conjunto de iniciativas culturais, educativas e artísticas a acontecer, nos dias 25 e 26 de setembro, nos monumentos do Algarve.

Porque a construção patrimonial só pode ser efetuada de forma inclusiva e diversificada, as atividades propostas são variadas: uma performance participativa, um ciclo de artes plásticas e de reflexão e um concerto.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização para a importância da salvaguarda do Património, cujo tema deste ano é "Património Inclusivo e Diversificado".

A programação das JEP 2021, começa no dia 25 de setembro, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira/ Vila do Bispo), com a abertura da IV Edição Dias d´As Virgens Negras e a inauguração da exposição No Jardim da Dúvida -  Ciclo de Artes plásticas e Reflexão, pelas 16h00, uma iniciativa da O Corvo e a Raposa - Associação cultural. A inauguração conta com as performances das artistas Manuela Caneco e Jennifer Muteteli.

No Jardim da Dúvida é um projecto de arte contemporânea - de carácter multidisciplinar e centrado na problematização da noção de 'lugar' - cujas intervenções temporárias acontecem no espaço exterior da Ermida de Guadalupe, entrecruzando o trabalho de artistas de origens e percursos diversos. A Associação Cultural “O Corvo e a Raposa" trabalhou em colaboração com alguns dos membros que integram os colectivos 289 (Faro) e The Beekeepers (Castro Marim), sendo que esta colaboração estendeu-se ainda ao hemisfério sul com a participação de duas artistas chilenas, com sede na cidade de Concepción, ambas tendo desenvolvido projetos com o colectivo Mesa8.

As intervenções - esculturas, instalações e performances – reúnem os trabalhos dos artistas Ana Celorico Machado, Bertilio Martins, Carlos Norton, Gustavo Jesus, Leslie Fernandez & Natascha de Cortillas, Jennifer Muteteli, Milita Doré, Manuela Caneco, Pedro Leitão, Tiago Batista e Susana de Medeiros.

A concepção e curadoria é de Ana Celorico Machado e Susana de Medeiros, com fotografia/documentação de Reinhold Spielberger e imagem gráfica a cargo de Susana de Medeiros.

A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva/inscrição. Para mais informações e reservas contacte: ocorvoearaposacultural@gmail.com

Também no dia 25 de setembro, as Ruínas Romanas de Milreu recebem, às 18h00, a performance/instalação “Lábios de Água”. Este projeto, da Corpo de hoje – associação cultural, teve como ponto de partida uma residência artística de pesquisa com a comunidade algarvia, na qual foi explorada a ligação entre as pessoas, as ruínas de Milreu, a água e o corpo.

Para este espetáculo, Ana Borges conta que “Criámos assim algumas associações de ideias entre água, corpo, livros, a imagem de Ophelia nas Águas de Shakespeare, e chegámos até à música de Vitorino, cuja letra é da autoria de António Lobo Antunes, de onde tomamos a liberdade de retirar a palavra “Lábios de Água”, que definimos como título desta performance

A conceção e direção artística é um trabalho coletivo de Ana Borges, André Rocha, Inês Férin, Jorge Oliveira e Sara Martins.

A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva/inscrição. Para mais informações e reservas contacte: labiosdeagua.corpodehoje@gmail.com

A Fortaleza de Sagres recebe o concerto de Junno, no dia 26 de setembro, pelas 18h00, um espetáculo integrado no projeto “Concertos ao Entardecer”, promovido pela Arquente – Associação Cultural

 O canto sempre foi a paixão de Marta Falcão, tendo desenvolvido as suas técnicas vocais com Tiago Sepúlveda e Ricardo Quintas e ainda no Hot Clube com Vânia Fernandes. Com uma voz potente e melodiosa, a artista recebe várias influências tais como Laura Marling, Ella Fitzgerald e Kimbra.

A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva/inscrição. Para mais informações e reservas contacte: arquente@gmail.com

Programação das Jornadas Europeias do Património