Pela coligação «Mais e Melhor pela nossa terra» PSD/CDS/MPT /PPM

José Alberto Martins Leal, 56 Anos, pai de dois filhos (um casal), exercendo a atividade Comercial de Agente de Seguros desde 2014 e Responsável pela Sociedade Portuguesa de Autores desde 1995, tendo exercido antes a atividade Comercial no Ramo Automóvel e Comerciante em São Sebastião durante 25 Anos com um Club de Vídeo. A atividade de Comerciante sempre fez parte da minha Família, sendo neto do Proprietário da ”Mercearia Leal” em Loulé, bastante conhecida e frequentada na sua altura.

Fui responsável pela Associação do Comercio e Serviços (Acral) no Concelho de Loulé durante 6 Anos, pertencendo ainda hoje aos Órgãos Sociais, conhecendo bem a realidade e a importância da atividade comercial na nossa economia, além de ser uma pessoa sensível às questões sociais e por todos os motivos acho que este é o momento certo de contribuir de forma ativa na minha Freguesia que me viu nascer e que tenho vivido e trabalhado.

Liderar esta lista, candidata à presidência da Junta de Freguesia de São Sebastião, é inquestionavelmente o maior desafio que abracei. Mas faço-o consciente que a experiência adquirida ao longo de toda a minha vida profissional, associativa e pessoal, será uma mais-valia para o progresso e bem-estar da minha freguesia de sempre – aquela onde nasci, vivo e trabalho – assim venha a merecer a confiança dos meus concidadãos.

Um desafio que aceitei após convite do Presidente do PSD Loulé e Candidato à Câmara Municipal de Loulé, Rui Cristina, na qual agradeço e muito me honra, tendo-me rodeado de uma equipa dinâmica, que alberga várias faixas etárias e dos mais diversos quadrantes profissionais, capaz de responder ao desafio de criar mais progresso e bem-estar para aqueles que aqui vivem, trabalham ou nos visitam.

Gosto da minha Terra, da minha Freguesia e tudo farei para o melhor bem-estar da sua População e de quem nos visita e por isso, mais do que prometermos obra, o trabalho, a dedicação e o empenho serão a nossa marca distintiva. Uma postura desenvolvida em permanente diálogo, colaboração, presença e saber ouvir. Só assim seremos capazes de promover o desenvolvimento de uma freguesia que tem sido tão esquecida e com tanto para fazer.

Quero mais e melhor pela população desta freguesia. Sinto que a freguesia estagnou e que é necessário imprimir outra dinâmica e ritmo. Com um novo executivo, mais ciente dos problemas e desafios atuais, julgo que podemos estar mais próximo das pessoas, das empresas e das coletividades locais.

A função de presidente da Junta é exatamente isso, conhecer, contactar, encontrar soluções, substituindo-se à Câmara Municipal, que nem sempre conhece os reais problemas do dia-a-dia.

Contém comigo para ser um autarca presente e sempre próximo de quem mais precisa!

O pilar desta candidatura são as pessoas. Elas são o cerne das nossas prioridades. O apoio às pessoas será concretizado de diferentes formas, pela relação mais direta, pela promoção de soluções permitam ajudar os mais carenciados, pela concretização de infra-estruturas que permitam aumentar a qualidade de vida e pelo aumento do nível de acesso a serviços ao residente. Este projeto pretende ainda ser uma ponte de relação com a autarquia, reivindicando sempre pelos interesses da população, independentemente da cor partidária. O nosso partido são as pessoas.

Dotaremos a junta de freguesia dos recursos necessários para que a partir de 2022 possamos receber mais competências da câmara municipal e, desse modo, sermos mais céleres a responder às necessidades da freguesia.

Reforçaremos as delegações que possuímos nas zonas rurais para estarmos mais próximos e melhor ouvirmos a população quanto àqueles que são os seus problemas e anseios.

Reforçaremos as medidas de apoio social (particularmente importantes num momento de enormes dificuldades, na sequência da pandemia (COVID-19)), nomeadamente criando:

- Uma linha de apoio e acompanhamento da população sénior.
- Centro de atividades Sénior.

- Um programa de apoio à natalidade.

- Um gabinete de apoio jurídico, na sede da freguesia, para a gestão de pequenos conflitos. 

- E ações de formação gratuitas.

Teremos uma atenção reforçada para com os nossos idosos. Para mais que esta se encontra bastante dispersa, dado as características marcadamente rurais da freguesia.

Apoiaremos as associações de caça na distribuição de alimentos e de água, de forma a colmatar a falta de alimento das espécies cinegéticas durante o período estival.

Reformularemos a página eletrónica da Junta de Freguesia, tornando-a mais dinâmica e capaz de responder às necessidades da população (acesso a formulários; documentos; comunicação de ocorrências; e outros serviços).

- Promoveremos a proximidade e a descentralização das reuniões de executivo.

- Comunicaremos os eventos, informações e acontecimentos relevantes da junta de freguesia por SMS (mediante a adesão dos fregueses através da nossa página eletrónica ou através de inscrição na sede de freguesia).

- Implementaremos o orçamento participativo.

- Maior proximidade e acompanhamento com dinamização e promoção ao Comercio Tradicional.

- Criaremos um Gabinete de apoio ao Estrangeiro.

- Reduziremos as taxas cobradas pela junta de freguesia.

- Desenvolveremos um programa de apoio médico semanal (gratuito) na sede de freguesia.

- Retomaremos a toponímia e a colocação de números de polícia em todos os núcleos urbanos da freguesia

- Melhoraremos a planificação e a qualidade da limpeza de bermas, valetas e pontões. 

- Promoveremos um prémio anual, a atribuir aos estudantes que tenham um bom desempenho escolar.

- Faremos a manutenção dos espaços educativos, no âmbito da transferência de competências a efetuar com a câmara municipal.

- Implementaremos o “Orçamento Participativo Jovem”.

- E criaremos um concurso anual de ideias para a promoção da inovação na freguesia de São Sebastião.

Promoveremos uma maior proximidade às coletividades da freguesia, quer sejam recreativas, desportivas, culturais, empresarias e outras, apoiando-as na medida dos recursos disponíveis e procurando envolvê-las na criação de um programa de atividades para a freguesia.

- Estimularemos o ensino musical gratuito nas associações.

- Dinamizaremos e reforçaremos a distribuição do jornal “O Mariola “.

- Criaremos um grande evento de promoção do FRUTO SECO, a realizar na sede de freguesia.

- Apostaremos na autenticidade e dinamização dos eventos de referência da freguesia:

- Mostra de Vinhos do Monte Seco

- Mercado do Folar em Vale judeu

- Baile dos mastros

- Apoiaremos o evento “Caça e Pesca”.

- E promoveremos a realização de visitas e passeios culturais (dirigidos sobretudo à população sénior).

- Apoiaremos as associações e clubes locais na captação de eventos de visibilidade nacional: Troféu de Enduro; Troféu de Trial; Troféu de Downhill; Troféu de Orientação; Troféu de Parapente e Troféu BTT.

- Promoveremos continuamente as marchas/corridas na freguesia.

- Criaremos um espaço para a jogo da petanca.

- Dinamizaremos e apoiaremos o campeonato de jogo de malha na lage.

- Dinamizaremos o desporto sénior.

- Faremos a marcação de percursos para a prática de BTT/Marcha/Trial.

 

A DESENVOLVER EM ARTICULAÇÃO COM A CÂMARA MUNICIPAL

Reivindicaremos junto da câmara municipal, através de todos os mecanismos consagrados legalmente, para a urgência de edificar-se um Lar na Freguesia de São Sebastião. É uma obra decisiva que precisa de acontecer e que se arrasta há muitos anos. Aguardamos pela revisão do PDM para que seja possível edificar este equipamento tão importante para Vale Judeu e para a freguesia de São Sebastião como um todo. E devo dizer que farei a pressão necessária junto do executivo da Câmara para que a sua realização não demore, pois esta é a única freguesia do concelho de Loulé que ainda não tem um lar. Podem contar comigo para fazer valer as expectativas dos residentes de Vale Judeu.

- Reivindicar que o processo de revisão do PDM seja o mais correto e justo possível, onde o mesmo contemple a possibilidade de as áreas intersticiais dos nossos núcleos urbanos poderem ser urbanizáveis, permitindo assim a fixação dos jovens junto das suas famílias.

- Rede de Abastecimento de Agua e Saneamento Básico em toda a Freguesia.

- Requalificação urbana (passeios e Calçada) das zonas históricas da Freguesia na Cidade.

- Requalificação dos Largos do Parragil e Soalheira.

- Criação de uma área empresarial destinada à instalação de pequenas empresas e respetivos estaleiros.

- Criação de um parque de autocaravanas e de mais locais de estacionamento na freguesia.

- Criação de um parque de Estacionamento de Longa Duração na Estação de Comboios Loulé - Quarteira

- Passagem da gestão do mercado semanal (junto ao Convento de Santo António) para a junta de freguesia.

- Referenciação e promoção de todos os locais de interesses da freguesia.

- Criação de postos de observação e locais de lazer, com os equipamentos adequados.

- Criação de um ponto para a entrega gratuita de inertes verdes e monos gerados na freguesia.

- Promoção de ações contínuas de limpeza de lixos abandonados.

- Promoção de campanhas de esterilização de animais, em estreita colaboração com as associações amigas dos animais.

- Criação de espaços multiusos para a prática desportiva e ocupação de tempos livres nos principais aglomerados populacionais da freguesia.

- Melhorar e requalificar os espaços infantis.

 

Texto da inteira responsabilidade do Candidato.