Pela coligação «Mais e Melhor pela nossa terra» PSD/CDS/ MPT /PPM

António Gonçalves - 53 anos Candidato à Junta de Freguesia de Almancil - Loulé

Sou natural de Beja. Vim para o Algarve (Albufeira) nos anos 80 onde iniciei a minha vida profissional nesses anos como barman. Mais tarde fui rececionista de hotel e de rent-a-car. Nos anos 90 mudei-me para Quarteira e estive ligado ao golfe de Vale do Lobo em funções de direção. Trabalhei nos anos seguintes em empresas internacionais no ramo dos equipamentos de golfe. Estabeleci-me nessa altura em Almancil, onde vivo até hoje com a minha esposa e filhos. Integrei entre 2013 e 2017 o executivo da Junta de Freguesia de Almancil como vogal em permanência. Sou atualmente quadro da empresa municipal Infralobo.

Desde a minha saída do executivo em 2017, que sempre fui abortado pela população de Almancil, com algum saudosismo, para que voltasse a ter funções autárquicas como forma de os ajudar, talvez pela minha forma de ser e estar em proximidade com a população. Julgo ter deixado alguma marca nesta terra. Foi nesse tempo e pela minha mão que se conseguiram coisas importantes nesta terra e que ainda perduram. Infelizmente outras foram abafadas e anuladas por serem de minha autoria.

A minha candidatura pauta-se pela proximidade com os fregueses, ouvindo-os, atuando e reivindicando os seus direitos. Tenho como linha principal, executar o programa a que me proponho para os próximos quatro anos com ênfase na ação social.

Sendo a Junta de Freguesia de Almancil parca em recursos financeiros que possa despender para ajuda direta às empresas, temos no nosso programa um conjunto de propostas que vão da criação de um guia empresarial, promoção de eventos empresariais, à implementação de um cartão de desconto para promover a economia circular na nossa Freguesia.

Fui responsável pela limpeza urbana da vila de Almancil num consórcio Infraquinta/Infralobo de 2018 a abril de 2021, onde a administração das Infras, eu e a minha equipa entregámos à vila um serviço de excelência que pode bem ser comprovado pelo número praticamente nulo de reclamações por parte dos munícipes. Esse contrato é atualmente executado por outra empresa e é fiscalizado pela Câmara Municipal de Loulé. Certamente que com a minha experiência e esperando que a transferência de competências a breve trecho da Câmara para a Junta, neste âmbito seja uma realidade, tenho a certeza que prestaremos um serviço de qualidade aos cidadãos.

O associativismo em Almancil até já tem bastante expressão. O que compete à Junta de Freguesia é galvanizar todas as associações a trabalharem em prol do bem comum de todos os Almancilenses.

O empreendedorismo será um tópico a ser trabalhado em conjunto com a Câmara Municipal num pacote de condições à fixação de novas empresas em Almancil.

Relativamente ao Centro de Saúde de Almancil, pelas informações que me chegam, o problema das marcações de consulta tem-se agravado. A falta de médicos continua.

Está em curso uma reestruturação do edifício do Centro de Saúde para criar novos gabinetes e consequentemente trazer mais médicos. Não sei se a ARS Algarve já tem um plano formulado nesse sentido. Sendo eleito, irei intervir energicamente junto desta entidade para obter as respostas necessárias para a nossa população e o seu bem-estar.

Falando agora da Feira de Velharias de Almancil, ao longo dos anos tornou-se uma referência no sotavento algarvio. Esta feira era o único evento semanal que trazia vida e dinâmica comercial ao centro de Almancil, agregando toda a população da periferia. Agora já não o é! A feira é acima de tudo um evento social. Sou pela realização da feira no centro da vila por essa simples razão. No entanto, todos os que me conhecem sabem que sou uma pessoa aberta à discussão e aos consensos. Assim sendo, uma vez eleito estarei disponível a ouvir vendedores e compradores por forma a chegar à melhor solução.

Há coisas que podem fazer toda a diferença para a população. A Rua Maria Campina tem uma descida íngreme onde existem abusos por parte dos condutores e a consequente perigosidade. Evidentemente, que a Junta de Freguesia, apenas pode identificar este tipo de problema e interceder junto da Câmara, para que o departamento de trânsito atue. No caso concreto este problema tem sido rebatido pelos moradores na Junta e na Câmara e nada foi feito.

Quanto ao ensino, é na nossa adolescência que são tomadas muitas das principais decisões na nossa vida. É nessa altura que surgem novos amigos, novas relações, que nos formamos para a nossa vida adulta.

Almancil precisa que a sua população jovem que aqui se mantenha. Precisamos de uma juventude dinâmica e criativa que faça viver a nossa Freguesia. O Ensino Secundário é a forma de manter os nossos jovens por cá até que tomem decisões mais definitivas nas suas vidas. Também seria do agrado dos pais esta oferta formativa uma vez que em tão tenra idade as nossas crianças têm que ir estudar para Loulé, Quarteira ou mesmo para Faro com todos os constrangimentos inerentes.

Em termos de requalificações…

Deixe-me que diga com toda a sinceridade!

Almancil precisa sim de equipamentos públicos. Enquanto outras Freguesias andam a requalificar, nós ainda não temos os equipamentos básicos para qualificar.

Falta-nos praticamente tudo numa localidade com a nossa dimensão territorial e populacional. Dando apenas alguns exemplos; falta edifício da Junta de Freguesia, Escola Secundária, Loja do Cidadão, Praça de Peixe e Fruta, Polo dos bombeiros, Centro de Saúde com atendimento permanente e urgente, Creche, Piscinas, Posto de Turismo, Casa da Cultura, Centro de Juventude, Terminal Rodoviário, etc, etc…

Para os senhores que com ideias eleitoralistas querem propor Almancil a cidade, só posso considerar essa proposta ridícula. O que nos traria de novo a categoria de cidade? Primeiro vamos ter o que uma cidade tem e depois logo pedimos a chave do castelo.

Não é um Pavilhão Multiusos que torna uma vila em cidade.

Temos algumas requalificações a reivindicar junto à Câmara Municipal, a mais urgente; o Jardim das Comunidades e seguidamente a Rua da República e o Centro Pedonal.

Estive envolvido numa grande conquista dos últimos anos para a Freguesia de Almancil que foi a implementação do Transporte Urbano. Infelizmente ainda não chega aos aglomerados populacionais de Vale d’Éguas, Escanchinas, Ferrarias, São João e Vale da Venda. Irei encetar conversações com a Câmara Municipal para que esta expansão seja uma realidade por questões de mobilidade da população e de redução da pegada carbónica na Freguesia.

Com a taxação de estacionamento em praticamente todas as praias da Freguesia (eu espero que esta decisão ainda seja revertida) tem de haver uma alternativa sem custos de acesso dos residentes às praias. É vital um novo circuito que cubra as praias de Vale do Lobo, Garrão e Ancão. Sou a favor do parqueamento ordenado e não taxado nestas zonas.

 

Texto da inteira responsabilidade do Candidato.