Inscrições até dia 24 de outubro de 2021

A Assembleia da República, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, Ministério de Educação, Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores, Madeira e Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nas regiões autónomas, lança mais uma Edição do Programa Parlamento do Jovens.

O programa será desenvolvido ao longo do ano letivo com as Escolas secundárias de todo o país que desejarem participar, culminando com uma Sessão Nacional, na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio de 2022.

 

O Parlamento dos Jovens tem como objetivos:

Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;

Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

 

A Direção Regional do Algarve do IPDJ é entidade parceira deste projeto, na região do Algarve , para o ensino secundário, estando disponível para toda a colaboração solicitada pelas escolas na região algarvia.

Para o ano letivo 2021/2022, no ensino secundário, é proposto, que os jovens trabalhem o tema: “Fake news: o impacto da desinformação na democracia”.

Para todas a informações relativas a este programa e realização de inscrições, das escolas interessadas, deverão aceder ao sítio da Assembleia da República: https://jovens.parlamento.pt/Paginas/default.aspx

 

Por: IPDJ