O ser humano, assim como todos os restantes seres vivos, necessitam de recursos naturais para a sua atividade diária e sobrevivência. Assim sendo, desde a revolução do Neolítico, o ser humano tem criado tecnossistemas, através da alteração dos ecossistemas naturais para sistemas que aumentem a disponibilidade de biomassa (madeira, folhas, frutos, raízes ou sementes) para a utilização humana (Metabolismo Social).

De acordo com Hooke et al. (2012), os seres humanos transformaram diretamente mais de metade da superfície terrestre - aproximadamente 43,5 milhões de quilómetros quadrados - convertendo a maioritariamente em Terra de cultivo e pastagem, mas também para construir cidades, centros comerciais e reservatórios, e para Exploração florestal, mineira e de pedreiras.

A necessidade de nos dissociarmos o nosso modo de produção e de consumo da degradação ambiental, é um desafio no sentido de precisarmos encontrar soluções que garantam um uso eficiente e sustentável de recursos, ao mesmo tempo que sejam capazes de produzir resultados económicos.

Desta forma, torna-se urgente a adopção de sistemas de cultivo integrados que nos permitam manter os ecossistemas e as espécies nativas, ao mesmo tempo que asseguramos a nossa segurança alimentar.

Neste contexto, surge o conceito de agricultura regenerativa.

A agricultura regenerativa é uma abordagem de conservação e reabilitação dos sistemas alimentares e agrícolas. Ela se concentra na regeneração do solo fértil, no aumento da biodiversidade, na melhoria do ciclo da água, no aprimoramento dos serviços ambientais, no suporte ao sequestro de carbono, no aumento da resiliência às mudanças climáticas e no fortalecimento da saúde e vitalidade do solo agrícola.

Assim, no âmbito dia Dia Mundial da Monitorização da Água, e integrada ainda na semana do Ecology Day promovida pela SPECO, o Município de Lagoa promove a Oficina presencial de Agricultura Regenerativa, que contará com a presença de Jerónimo Silva, Eng.º Biofísico e Agrónomo.

Na presente Oficina pretendemos dar a conhecer um pouco do que é a agricultura regenerativa, de modo a munir os participantes de ferramentas para aplicar as técnicas de agricultura regenerativa nos seus quintais, jardins ou pomares, promovendo a biodiversidade e a tão necessária regeneração dos solos, num equilíbrio produtivo com a natureza.

TEMÁTICAS A ABORDAR:

. O Solo e a sua importância

. Composto

. Mulching

. Organismos eficientes

. Caldas com plantas

. Épocas de sementeiras.

. Conssociação e Rotação de culturas

 

LOCAL: Parque Municipal do Sítio das Fontes

A presente atividade destina-se a famílias, estudantes, professores, profissionais ligados à área do Ambiente, e público em Geral.

 

Para inscrições: https://forms.gle/KKfDH2VaP6UuGyrG6

Para mais informações: sitio.fontes@cm-lagoa.pt