«Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer» é o tema da próxima sessão informativa, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em Faro, em parceria com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer – Núcleo do Algarve, com o propósito de assinalar o mês da Doença de Alzheimer, celebrado em setembro.

A atividade tem lugar no próximo dia 14 de setembro, das 14h30 às 16h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Faro e tem como principal objetivo promover a literacia em saúde sobre as demências através de informação credível, prática e objetiva, ao mesmo tempo que se pretende contribuir para uma mudança na forma como estas patologias são encaradas pela sociedade.

Analisar as causas e formas de prevenção da doença, abordar o impacto no comportamento e na qualidade de vida do doente e família, assim como analisar os recursos atualmente existentes para apoiar estes doentes e cuidadores, de forma a aliviar o impacto da patologia, são alguns dos temas a serem abordados na sessão.

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que existam cerca de 48 milhões de pessoas a sofrer de demência em todo o mundo, sendo a doença de Alzheimer aquela que assume um lugar de destaque, representando entre 60 a 70% dos casos de demência a nível mundial. Em Portugal, o número de pessoas com demência ultrapassa a tendência europeia, estando previsto que duplique em 2050. Estes são, de facto, dados alarmantes e que nos mostram ser bastante importante criar iniciativas deste âmbito, de forma a informar, alertar e encontrar as melhores formas de apoiar os doentes com demência e respetivas famílias”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

Nesta iniciativa estará presente a Dra. Edite Reis, Coordenadora do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer e a Dra. Margarida Ferreira, Neuropsicóloga do Núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, que vão desmitificar o tema e esclarecer todas as dúvidas e conceitos sobre esta patologia.

A sessão “Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer” está enquadrada na atividade “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos. Para isso, contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de Associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.