O social-democrata Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro há oito anos, vai tentar «segurar» a liderança da capital algarvia nestas eleições autárquicas e, caso vença, será o primeiro presidente a cumprir três mandatos consecutivos.

Eleito em 2013 e novamente vencedor em 2017, Rogério Bacalhau (então cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM) conseguiu, com a sua reeleição, quebrar a tendência eleitoral do município, onde a ‘tradição’ nas últimas quatro décadas tem sido de alternância de presidentes.

Em declarações à Lusa, o ex-diretor escolar, de 59 anos, assumiu que o seu objetivo é ser eleito para um terceiro mandato de “muita execução”, encabeçando agora a coligação “Unidos por Faro”, reforçada nestas eleições pelo partido Iniciativa Liberal, num total de cinco partidos.

“Iniciámos há oito anos um projeto. Temos muita coisa que está a andar, muitas coisas que temos vindo a preparar e o facto de estarmos aqui há oito anos permitiu-nos conhecer o concelho, delinear uma estratégia e ver para onde devíamos ir. Portanto, os próximos quatro anos vão ser de muita execução”, afirmou.

A requalificação da frente ribeirinha e da Baixa de Faro, o novo porto de recreio e a habitação social são algumas das obras mais emblemáticas do plano a 12 anos que Rogério Bacalhau quer concluir, embora assuma que alguns projetos não serão concretizados em quatro anos.

“Muitos destes projetos que temos delineados nem sequer vão ser concretizados na totalidade nos próximos quatro anos. Mas vão ficar certamente sementes para o futuro. É a experiência toda que ganhei em oito anos e ter um conjunto de projetos que ainda não foram realizados que me motivam a continuar mais quatro anos”, sublinhou.

O candidato aponta a cultura como “o projeto de futuro, que vai trazer mais-valias para o concelho ganhar mais turismo” e que assenta na candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027, ‘corrida’ em que terá uma dezena de rivais.

“Nas últimas eleições, tive a confiança dos farenses para continuar a gerir os destinos do município. O que espero é vir a renovar essa confiança para continuar este trabalho. Não estou aqui contra ninguém, estou aqui para defender um projeto”, concluiu.

Rogério Conceição Bacalhau Coelho nasceu em 09 de abril de 1962 em Paderne, Albufeira, tendo-se mudado para Faro aos 6 anos, cidade onde estudou, constituiu família e desenvolveu a sua atividade pro­fissional como professor de Matemática.

Licenciado em Matemática pela Universidade de Coimbra, lecionou durante vários anos na Escola Secundária João de Deus, em Faro, de onde saiu, em 1994, para dirigir a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, que abriu nesse ano.

O professor sucedeu na presidência da Câmara de Faro a Macário Correia, depois de ter sido seu vice-presidente e de o ter substituído durante alguns meses quando este foi condenado a perda de mandato por irregularidades no licenciamento de obras privadas em Tavira, em 2013.

Depois de Macário Correia ter anunciado que não se recandidatava – vindo mesmo a afastar-se, até hoje, da vida política -, nesse mesmo ano, Rogério Bacalhau candidatou-se e venceu, feito que repetiu em 2017.

Rogério Bacalhau é o único cabeça de lista ‘repetente’ na luta pela presidência, tendo como adversários os estreantes João Marques (PS), Custódio Guerreiro (Chega), Catarina Marques (CDU – PCP/PEV), Aníbal Coutinho (BE) e Elza Cunha (PAN).

Antes de Rogério Bacalhau, e nos últimos 40 anos, apenas um presidente de Câmara tinha sido reeleito em Faro: João Botelheiro (PS).

Atualmente, a coligação de direita tem cinco mandatos e o PS tem quatro.

 

Por: Lusa