A Universidade Nova vai criar um campus em colaboração com as universidades de Évora e Algarve. A informação da criação do Campus Sul foi avançada por João Sàágua, reitor da Universidade Nova de Lisboa, numa entrevista ao Diário de Notícias.
Para já, sabe-se que o consórcio vai nascer em setembro. Em entrevista ao referido jornal, o reitor explicou que "é a primeira vez neste país que se vai fazer um consórcio - já está feito do ponto de vista jurídico, mas ainda não foi lançado do ponto de vista da atividade concreta - entre três universidades, a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e a Universidade Nova, que vai ter como objetivo fundamental a coesão territorial e a produção de conhecimento e inovação para o desenvolvimento sustentável do Sul".
 
Este consórcio vai trazer uma nova oferta letiva. "Estamos a pensar criar licenciaturas em que os estudantes estarão um ano no Algarve, um ano em Évora e um ano em Lisboa, nas nossas residências", mas "também vai trazer novas atividades de capacitação da própria administração municipal, ou da administração regional, ou da administração pública a sul, e de diversas outras instituições que exercem atividade a sul", acrescentou ainda.
 
Por: Filipe Vilhena