A coligação «Unidos por Faro» entregou hoje, no Tribunal de Faro, as suas listas para as próximas eleições autárquicas que irão decorrer no dia 26 de setembro. As listas apresentadas para a Assembleia Municipal, Câmara Municipal e para as quatro assembleias de freguesia do Concelho, integram 181 farenses que, imbuídos do melhor espírito de cidadania, aceitaram dar o seu contributo pela melhoria do seu território e pelo progresso das suas comunidades

A coligação esteve representada pelos seus candidatos, incluindo o cabeça de lista à Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, que concorre a um inédito terceiro mandato em Faro. À Assembleia Municipal, o cabeça de lista volta a ser o deputado Cristóvão Norte, enquanto que, também repetente, para a União das Freguesias de Faro avança o actual Presidente, Bruno Lage. Em Montenegro, a mais jovem freguesia do concelho, avança Virgínia Alpestana, que já assumira a presidência da Junta em 2020.

As grandes novidades estão assim reservadas para a União das Freguesias de Conceição e Estoi, cuja lista será encabeçada pela jovem empresária independente Patrícia Cadete, e, para Santa Bárbara de Nexe, onde o candidato será o técnico de caixilharia e dirigente associativo Osvaldo Serro, também independente. Em ambos os casos, as listas são compostas maioritariamente por pessoas sem filiação partidária e que não têm estado envolvidas no fenómeno político.

Também nova é a composição das forças partidárias que integram a coligação, que para este acto eleitoral surge reforçada com a Iniciativa Liberal – Faro é mesmo a única capital de distrito em que a IL concorre coligada. PSD e CDS-PP, MPT e PPM são as outras forças políticas que, de resto, já compunham a coligação nos dois actos eleitorais anteriores, sempre com excelente resultado.

Para o candidato Rogério Bacalhau, este é sempre um momento solene em que “oficializamos o compromisso de um conjunto alargado de pessoas, assumido generosamente em prol das suas comunidades”.

“A nossa equipa é formada por pessoas capazes, reconhecidas pela sua competência e pelo conhecimento da realidade vivida no terreno. São pessoas que querem fazer mais pela sua terra e que entendem que este é o momento de participarem de forma activa nos destinos”, refere. Agora, diz o candidato, é o tempo da campanha “das ideias e das propostas. E temos que ir para este desafio, para esta batalha, com a consciência de que há muito por fazer. Queremos fazer mais, queremos fazer melhor e completar o ciclo de recuperação e desenvolvimento que se iniciou há 8 anos e que não pode já voltar para trás.”

Marcaram ainda presença neste acto a Presidente do PSD de Faro Ofélia Ramos, o Presidente do CDS de Faro Adriano Guerra, os representantes locais da IL e MPT, respectivamente Daniel Viegas e Filipe Nascimento e, ainda, o Presidente distrital do PPM David Calado.

O acto oficial foi preparado pelo mandatário da candidatura, o empresário e cidadão benemérito farense Aníbal Guerreiro, que aceitou emprestar o seu prestígio, apoiando Rogério Bacalhau e todos os candidatos da coligação.