A presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, vai recandidatar-se pela CDU a um terceiro e último mandato na Câmara de Silves, a única no distrito de Faro liderada pela coligação que junta PCP e PEV.

Rosa Cristina Gonçalves da Palma, de 49 anos, é formada em Biologia e Geologia, tendo lecionado no Agrupamento de Escolas Dr. Garcia Domingues, em Silves, e desempenhado funções como vereadora antes da sua eleição para a autarquia, em 2013.

Em comunicado, a CDU invoca “a gestão desastrosa da maioria PSD”, que governou a autarquia durante 16 anos, até 2013, para sublinhar que a CDU, com a sua “honestidade” e “competência” conseguiu, nos últimos anos, “sanear a situação financeira” da autarquia.

A coligação refere que tem desenvolvido “uma intervenção nos órgãos autárquicos de valorização dos serviços públicos e dos trabalhadores das autarquias, de redução das taxas e tarifas municipais e de dinamização do investimento público”.

Além disso, sublinha, tem investido nos apoios “ao Movimento Associativo, às coletividades, aos bombeiros, aos micro, pequenos e médios empresários e a todas as freguesias da serra ao mar”, prossegue a nota.

O mandatário da candidatura da CDU ao concelho do distrito de Faro é Mário Godinho, que durante 28 anos foi presidente da Junta de Freguesia de Silves e desempenhou durante sete anos as funções de vice-presidente da Câmara, até ao final de 2020.

Rosa Palma nasceu em França, tem mestrado em Biologia e Geologia pela Universidade do Algarve e é professora do Quadro de Escola do Agrupamento de Escolas de Silves desde 2001.

Em 2010 foi membro da Equipa de Avaliação do Pessoal Docente e Coordenadora do Departamento de Ciências Experimentais e Matemática da Escola Básica (EB) 2,3 de Silves e Coordenadora de Departamento de Ciências Experimentais e Matemática do Agrupamento de Escolas de Silves a partir de 2013.

Foi vereadora da CDU entre 2010 e 2013 e é, desde 2013, presidente da Câmara Municipal de Silves.

Nas eleições autárquicas de 2017, a CDU, coligação formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista Os Verdes (PEV), obteve maioria absoluta em Silves, ao garantir quatro dos sete eleitos na Câmara Municipal.

O PSD foi a segunda força política com mais votos naquele concelho algarvio, alcançando dois lugares para a Câmara, seguido do PS, com um.

Rosa Palma tem como adversários conhecidos às eleições autárquicas de 26 de setembro Luís Guerreiro (PS), João Garcia (PSD), António Sequeira (IL) e José Paulo Sousa (Chega).

As eleições foram marcadas para 26 de setembro.