De 2 a 30 de julho, o Teatro das Figuras, em Faro, passa de palco a cenário de 5 concertos únicos, juntando artistas nacionais consagrados a locais emergentes, no Figuras à Rampa.

As portas abrem sempre às 21H00 e os concertos decorrem entre as 21H30 e as 23H45. Os bilhetes já se encontram à venda, nos locais habituais, pelo preço único de 10€, sendo uma percentagem da receita entregue à Associação Recreativa e Cultural de Músicos de Faro. Todos os espetáculos serão gravados e transmitidos às 21h30, nas redes sociais do Teatro das Figuras, no dia posterior à data de realização, para que o maior número de pessoas possível possa ter acesso a estes concertos especiais do Figuras à Rampa.

A abertura, no dia 2 de julho, cabe a Catalina e aos Capitão Fausto. A banda de Lisboa, que em 2020 coroou uma digressão nacional pelos teatros com um concerto esgotado no Campo Pequeno ao lado da Orquestra Filarmonia das Beiras, volta a tocar ao vivo depois da experiência Sol Posto, um filme-concerto que levou os fãs de norte a sul do país e das ilhas a mais de 70 salas de cinema, tornando-o num dos filmes mais vistos do ano. A noite começa com o Pop, R&B e Soul de Catalina, uma artista do Algarve que se lançou a solo após a participação no "The Voice Portugal" em 2017 mas que antes integrou vários projetos musicais da região como "GRYT", "Epiphany" e “Gaijas”.

Uma semana depois, na noite de 16 de julho, The Legendary Tigerman vem a Faro entregar amor em forma de rock’n’roll, num concerto que promete reativar as nossas memórias mais felizes de concertos em noites de verão, mesmo com a distância de segurança que irá separar-nos e a máscara que esconderá os nossos sorrisos. O público já terá por essa altura entrado em modo regresso ao futuro, com o blues e o rock das décadas de 50, 60 e 70 da banda algarvia The Mirandas, que há já muito conquistou o Sul e está agora de olhos postos nos restantes pontos cardeais de Portugal e do Mundo.

Será preciso esperar mais uma semana para podermos viver outra noite mágica: primeiro com Galopim, projeto de Faro e um dos mais aplaudidos pela indústria musical que assistiu ao concerto dado pela dupla no âmbito da 1ª edição do South Music e depois com a Banda Do Filme “Variações”, criada para o filme de tributo a António Variações, que ao vivo nos põe a dançar e a cantar algumas das canções mais belas e intemporais da pop portuguesa.

No dia 23 de julho, o Figuras à Rampa recebe o compositor, multi-instrumentista, interprete e escritor, NEEV, que promete não deixar de fora do reportório “Dancing in the Stars”, o tema que o levou à final do Festival da Canção deste ano, tornando-se no artista mais votado pelo público. A noite começa com mais um talento do Algarve em ascensão, o cantor, rapper e compositor Infante, que mistura Rap e R&B, Hip-Hop e Soul, servidos pelo seu timbre inconfundível.

O Figuras à Rampa despede-se no dia 30 de julho com as emoções à flor da pele, numa noite que começa com Suricata, trio algarvio, que vai reforçar a certeza de que urge descobrir, ouvir em repeat e partilhar a música que tem estado em incubação no sul do país, e encerra com Tiago Bettencourt, um dos maiores artistas que Portugal viu nascer nas duas últimas décadas, músico, cantor e autor de várias canções que todos conhecemos e sabemos cantar de cor.

O Figuras à Rampa tem como objetivo responder ao Programa Garantir Cultura numa parceria da Metrónomo com o Teatro das Figuras e o Município de Faro, enriquecendo a programação do teatro mas também a oferta cultural da cidade, num caminho para a retoma e regresso aos espetáculos. Há um forte investimento em talento consolidado e na sua conjugação com os Artistas locais escolhidos para integrarem a programação, seleccionados a partir dos projectos participantes no evento South Music. Estes espetáculos envolvem ainda equipas, estruturas, fornecedores, empresas de prestação de serviços no âmbito audiovisual, que desta forma têm oportunidade de voltar a operar, promovendo-se uma retoma gradual ao trabalho no setor. Este projeto traduz-se num esforço colaborativo com entidades municipais, imprensa local e nacional e contempla o apoio direto a um tecido essencial, também em crise: a restauração e hotelaria.

NOTÍCIA ATUALIZADA