A Universidade do Algarve, através da Escola Superior de Educação e Comunicação, em parceria com a Câmara Municipal de Faro e Associação Nacional de Designers, voltou a organizar mais uma edição do Algarve Design Meeting, que começou esta segunda-feira, dia 21 de junho, depois do cancelamento de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

Este ano, a cidade de Faro converteu-se mais uma vez na capital internacional do design, onde instituições, empresas, professores, investigadores, profissionais e o público em geral podem, através de várias atividades, ter contacto com vários projetos e talentos existentes nestes sectores da indústria criativa, fomentando o conhecimento entre os diferentes coletivos da nossa sociedade.

A edição de comemoração do 10º aniversário do Algarve Design Meeting começou com o «Projeto Montra», onde foram mostrados os trabalhos dos alunos de Design da Comunicação nas várias montras da Baixa da Faro, na Rua de Santo António. Esta é uma iniciativa que pretende promover e enaltecer algumas das características da cidade de Faro e do Algarve nas montras de algumas lojas. Os motivos das montras eram alusivos à Ria Formosa, às gaivotas, aos edifícios e à calçada.

Já na antiga Fábrica da Cerveja, encontravam-se expostos outros trabalhos dos alunos e participantes do Algarve Design Meeting. Este ano, à semelhança de outros, existirão várias Conferências, Exposições, Alumni Talks, Oficinas, Lojas Pop-up, Performances, Cinema e Videomapping. O Espaço Loungue funcionará também mais uma vez. 

António Lacerda, docente da Universidade do Algarve e Coordenador Geral do Algarve Design Meeting, explicou ao nosso jornal que o evento demorou «cerca de um ano a ser organizado». O responsável fala ainda da importância da iniciativa, «que tem funcionado muito bem junto da comunidade académica, dos alunos e das entidades envolvidas» e que faz a ponte entre a promoção do design e a promoção da cidade de Faro, mais concretamente, da zona da Baixa. 

Durante os últimos anos, o ADM ganhou notoriedade internacional, tendo já concretizado mais de 90 Exposições, mais de 50 Workshops, 9 Conferências com a participação de mais de 140 oradores nacionais e internacionais, mais de 60 Lojas Pop-up, 6 Festivais de Videomapping, 5 sessões de Cinema ao ar livre, e centenas de visitantes durante cada evento.

A entrada é livre e poderá visitar o espaço até ao dia 26 de junho. Algumas das atividades são de inscrição obrigatória, pelo que poderá consultar mais informações sobre o programa AQUI.

Por: Filipe Vilhena