Decorreram no passado dia 10 de junho as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A data foi assinalada em contexto de pandemia, pelo que as celebrações decorreram exclusivamente online, com a transmissão da Cerimónia de Homenagem aos Alcoutenejos e às Comunidades Alcoutenejas.

Desta celebração fez parte a Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, a Celebração Religiosa em memória de todos os Alcoutenejos falecidos e, por fim, os depoimentos de quatro alcoutenejos sobre o nosso território, com o objetivo de dar voz a munícipes que se destacaram em diversas áreas.

Os quatro alcoutenejos convidados a apresentar a sua perspetiva do território são personalidades reconhecidas com a atribuição de medalhas de mérito grau prata em diferentes campos. Em 2008 o Sr. Armando Silva Rodrigues recebeu a medalha de mérito no campo da Agricultura. No mesmo ano o Chef Leonel Amândio Pereira foi distinguido no campo da Hotelaria e Turismo. O Sr. Gaspar Martins dos Santos foi congratulado, em 2014, no campo da Cultura e Desenvolvimento. Mais recentemente, em 2019, a Sra. Maria Ribeiro Cavaco Faustino Vicente foi reconhecida pelo seu contributo no campo do Associativismo e Intervenção Social.

Na cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, deixou uma palavra de apreço pelas gentes do município e de homenagem aos combatentes: “Neste Dia de Portugal não poderíamos deixar de homenagear aqueles que no passado combateram em nome de Portugal, e aqueles que no presente continuam a honrar o território em que nasceram (…)”.

 

Por: CM Alcoutim