13 de Maio

Neste mês de maio, a NET Viva e Segura está em força nas escolas para alertar os mais jovens para os desafios do mundo digital.

A NET Viva e Segura, uma parceria da DECOJovem e DECO PROTESTE com a Google, é um projeto que promove a literacia digital e incentiva os jovens com idade escolar a aceder à internet de forma segura sendo reconhecido como um importante contributo para a promoção da literacia digital.

A DECOJovem volta a trazer esta iniciativa para as escolas, agora no formato digital, mostrando sempre uma preocupação sobre temas tão atuais e presentes na vida dos jovens, como seja a segurança, privacidade e respeito na sua presença no mundo digital.

Com esta quarta edição do projeto NET Viva e Segura, a DECOJovem está a realizar um roadshow em várias escolas, 8 conferências regionais com atividades dirigidas a toda a comunidade educativa, num formato dinâmico, interativo e divertido, com a presença de especialistas para informar, discutir e refletir sobre temas do mundo digital.

A DECOJovem conta com vários animadores para acompanhar estas atividades, procurando incentivar os mais novos a pensar sobre temáticas que fazem parte da sua realidade virtual e vida social, nomeadamente segurança, privacidade e respeito na sua presença no mundo digital.

Um dos assuntos debatidos nesta conferência será o “Phishing”, fenómeno em que os dados bancários são alvo de roubo, quando estes são disponibilizados online.

No Inquérito Kids Online, os participantes foram questionados quais os outros riscos que se podem encontrar no mundo online: riscos comerciais, como ser vítima de burla; riscos técnicos (o caso de vírus) e riscos que decorrem do mau uso de dados pessoais foram algumas respostas.

No que se refere a riscos relativos à privacidade: 7% dos jovens referem que alguém usou a sua informação pessoal de um modo que não lhes agradou e 8% referem que alguém usou a sua password para aceder a informação e fingir a sua identidade.

Esta realidade está cada vez mais presente na vida dos jovens e, é preciso tomar precauções e debater com eles na primeira pessoa o que pode e deve ser feito para não sermos alvos deste perigo online. Nunca sabemos quais as intenções de todos os utilizadores por isso há regras para cumprir e as quais iremos partilhar.

Este e outros temas vão estar em discussão e reflexão com as conferências NET Viva e Segura.

 

Por: Deco