O Arquivo Municipal de Faro vai continuar, no dia 14 de maio, pelas 18h30, o ciclo Investigar, Conhecer, Valorizar…, com a palestra A Delegação de Censura à Imprensa de Faro, a cargo de Patrícia de Jesus Palma, transmitida pelo canal Youtube do Município de Faro.

Nesta palestra, que assinala o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, será apresentado um estudo sobre a censura na vida cultural algarvia do século XX, tendo como ponto de partida o fundo documental da Delegação de Faro dos Serviços de Censura à Imprensa, que se encontra integrado no espólio do Arquivo Histórico do Município de Faro. Pretende-se dar a conhecer qual foi o papel da censura oficial ao longo dos tempos e, em concreto, que efeitos no desenvolvimento da cultura escrita e da circulação das ideias teve localmente.

Patrícia de Jesus Palma é doutorada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Universidade do Algarve e é autora de diversos trabalhos em que analisa a problemática cultural algarvia, sendo de realçar a sua tese de doutoramento, que está editada no livro O Reyno das Letras: a cultura letrada no Algarve, o lugar do impresso (1759-1910), publicado em 2019.

Este Ciclo tem como objetivos: a valorização da História Local, dando a conhecer o trabalho de vários investigadores sobre o nosso concelho, e que tiveram como uma das suas principais fontes de informação os Fundos Documentais do Arquivo Municipal de Faro.